Projeto “Muros com Vida” | Escolas Premiadas 2021/2022

O Projeto “Muros com Vida” contou, nesta primeira edição, com 519 escolas inscritas e 345 trabalhos submetidos de mais de 100 municípios do país. Desde a fauna e flora do montado alentejano até à floresta endémica madeirense, foram centenas os ecossistemas terrestres e marinhos representados pelas escolas inscritas este ano no Programa Eco-Escolas.

Lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), o Projeto “Muros com Vida” desafia as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas, a pesquisar, planear e concretizar uma pintura num muro representativa de um ou mais ecossistemas locais.

As escolas que melhor representaram os ecossistemas que integram o território onde se localiza a escola (naturais e artificiais), que denotaram mais conhecimento sobre o tema “biodiversidade: preservar e regenerar” e que melhor executaram as pinturas, foram as premiadas. O júri responsável pela seleção e avaliação dos trabalhos é composto por elementos da ABAE, Associação de Professores de Educação Visual, DRAAC Açores, DRAAC Madeira, Quercus e ICNF.

As 6 escolas premiadas este ano letivo foram:

Prémios Nome da Escola Concelho Professor(es) Coordenador(es)
 Premiado Escola Secundária da Moita Moita Dina Dias
 Premiado Escola Sec. Francisco Franco Funchal Vera Mónica Cruz Andrade
 Premiado Escola Básica de Santa Marta do Pinhal Seixal Adriana Vitória Moreno Cortiço Ferreirinho
 Premiado Escola Escultor Francisco dos Santos Sintra Sara Alexandra Lopes da Silva
 Premiado Escola Básica de Amareleja Moura Susana Marisa Liquito Balinha
 Menção Honrosa Escola Básica Pedro Nunes Alcácer do Sal Maria Isabel Simas

Com o Projeto “Muros com Vida”, o recinto escolar e a área envolvente às escolas transformaram-se em efetivos espaços de educação e arte, ganhando uma nova cor e uma nova vida.
Conheça todos os trabalhos, clicando aqui

Parabéns a todas as escolas que abraçaram este projeto!

Clique em cada uma das imagens para ver a pintura completa.
Clique na legenda para ver o trabalho completo.