Projeto Alimentação Saudável e Sustentável | Novos Desafios 2020/21

O Projeto Alimentação Saudável e Sustentável (ASS), é apoiado pelo 4º ano consecutivo pela Jerónimo Martins. Concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável, de forma a que estes se tornem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

Neste ano letivo, por 2021 ter sido declarado pela ONU o ano internacional das “Frutas e Legumes”, gostaríamos de alavancar as atividades do Projeto a esta temática e, também à Dieta Mediterrânica. Afinal são dois assuntos que se completam, que estão absolutamente associados.

Desafios Alimentação Saudável e Sustentável 2020/21:

QUAL O TEU SUPER-PODER? –  1º Escalão (JI e 1º Ciclo)

O principal objetivo desta atividade é o de alertar para as propriedades nutritivas dos alimentos frutícolas e hortícolas. Dar a conhecer os benefícios do consumo variado destes dois grupos de alimentos. Assim, sugere-se  a realização de uma história onde e incluam pelo menos uma fruta e um legume, como personagens.

NA MINHA CASA NÃO DESPERDIÇAMOS – todos os graus de ensino

Os alunos contabilizam durante 3 dias o desperdício alimentar nas suas casas, durante a preparação e confeção dos alimentos e após as refeições. Devem sugerir formas de reaproveitar partes de alimentos, normalmente descartadas e devem ser propostas receitas para reaproveitamento de sobras resultantes tanto da preparação dos alimentos (cascas, caules, folhas, etc.) como das refeições (arroz, batatas, carne, etc.).

ECO-EMENTAS MEDITERRÂNICAS – 2º e 3º Escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

O objetivo desta atividade é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a dieta mediterrânica.

Assim os jovens deverão pesquisar e pensar receitas com estas características e que, sejam exequíveis de confecionar em cantina escolares. Um dos principais objetivos será o de propor à escola a adoção destas ementas, em alguns dias. Com a colaboração do(a) professor(a), os alunos devem elaborar uma ementa completa de almoço (sopa, prato principal, sobremesa e bebida), adequada à época primavera/verão.

O QUE VAIS LANCHAR? – 1º Escalão (JI e 1º Ciclo)

Este desafio destina-se principalmente às escolas de jardim de infância e 1º ciclo e visa entre outros aspetos, o envolvimento ativo das famílias.

Pretende-se que analisem as lancheiras em termos nutricionais (ex: nutrientes dos alimentos e açúcar nas bebidas) e de sustentabilidade (ex: origem, embalagens) dos produtos que as crianças levam habitualmente para o lanche.

OS 10 PRINCÍPIOS DA DIETA MEDITERRÂNICA – 2º e 3º Escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

O padrão alimentar da dieta mediterrânica é visto como o mais saudável e mais sustentável no mundo. Este desafio tem como objetivo dar a conhecer não só a dieta mediterrânica, mas também os seus 10 princípios através de técnicas de expressão plástica.

Propõe-se a realização ilustração onde estejam representados os 10 princípios da Dieta mediterrânica.

Saiba mais aqui.

Inscreva-se na plataforma aqui.