Planos de Aulas “hand print” | Desafio para Professores

A Fundação para a Educação Ambiental (FEE) convida a comunidade de Professores Eco-Escolas a desenvolver e a enviar planos de aula que promovam uma pedagogia orientada para a ação específica sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s).

Na sua forma original, este plano contém uma estrutura que articula ações positivas como resultados de aprendizagem comportamental que contribuem para a conquista de todos os ODS, através do processo de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). A próximo etapa passará por ilustrar o processo EDS na forma de planos de aula, de forma a ajudar os educadores a compreender uma forma de alcançar estes resultados de aprendizagem, num ambiente de educação formal.

Esta foi uma iniciativa lançada aos Professores dos diferentes países e que trabalham a metodologia Eco-escolas, no ano de 2019, com o intuito de apreciar o papel e a contribuição dos mesmos, num maior engajamento nestas actividades. É de salientar que, entre as várias participações, foram destacados sete planos de aulas, sendo que três deles eram provenientes de Portugal. De facto, as Professoras Helena Rego, Natália Marisa Senra da Costa e Sandrina Silva Martins viram os seus trabalhos selecionados pela Coordenação Internacional, chegando mesmo a Professora Helena a integrar a Reunião de Operadores Nacionais Eco-Escolas, onde teve oportunidade de apresentar o seu plano. Ver mais aqui!

A data limite para enviar planos de aula é até dia 30 de setembro de 2020, sendo que cada Professor poderá submeter, no máximo, 3 planos de aula que deverão incidir sobre ODS distintos. Sabe mais aqui!

O Comité editorial constituído pela FEE será responsável por rever e classificar os planos de aula.