Os Eco-Cozinheiros estão de volta!

Integrado no projeto Alimentação Saudável e Sustentável, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas com o apoio do grupo Jerónimo Martins, o desafio Eco-Cozinheiros volta a ter provas ao vivo. O objetivo desta atividade é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Neste desafio, os alunos confecionam ao vivo as suas Eco-Ementas Mediterrânicas. Estas foram previamente submetidas pelas escolas e consistem numa refeição completa, composta por sopa, prato principal – de peixe e sobremesa, representativa da estação primavera/verão, e que seja reprodutível na cantina da escola.

Este ano, pela primeira vez, solicitamos que o prato principal da ementa tenha o peixe como proteína principal. De forma a ser abordada a questão da origem do pescado consumido

A sustentabilidade e criatividade das ementas, bem como a sua qualidade nutricional são os critérios mais valorizados na seleção das ementas. Após selecionadas, as equipas autoras são convidadas a executarem as suas ementas nas provas ao vivo e a tornarem-se Eco-cozinheiros.

Podem participar neste desafio, equipas de alunos que frequentam o 2º ou 3º ciclos, o Secundário, o Ensino Profissional ou Superior, em Eco-Escolas.

A primeira prova está agendada para o dia 16 de março, na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. Em breve divulgaremos as próximas provas, assim como as escolas participantes.