Oficina de formação sobre Eco-Escolas 50h – 2022

Em parceria com o Centro de Formação Orlando Ribeiro a ABAE vai realizar uma oficina de formação de 50 horas – 2 créditos – que se inicia em fevereiro e se estende até maio “Descomplicar a Metodologia do Programa Eco-Escolas – Da metodologia do projeto à transversalidade pedagógica e temática”. As sessões síncronas online terão a duração total de 13h.

Destinam-se preferencialmente aos coordenadores Eco-Escolas.
Dado se tratar de uma modalidade de oficina, com 15 formandos por turma, a ação abrirá este ano apenas para 1 turma.

Os principais objetivos são, como o nome indica “Descomplicar a Metodologia Eco-Escolas” sendo  abordados os 7 passos da metodologia e ainda outras questões teóricas e práticas relacionadas com a educação para a sustentabilidade.
Custo da ação: 25 euros.
O pagamento será feito após confirmação/aceitação da inscrição.

Lista dos Formandos em 2022

Ana Luisa Saraiva
Anabela Cristina Vieira de Araújo
Antonio Carlos Coelho
Carla Isabel Sanfins Botelho Vaz
Elisabete Cortinhas
João Bispo
Juliana Maria Amante Lota
Maria Alexandre Ferro Rebola
Maria do Rosário Coelho Silva
Maria João Godinho
Maria José Furtado
Marta Alexandra Velosa Vieira Machado
Palmira Maia Neto de Seica Neves
Sílvia Clara da Costa e Silva Couto
Sónia Isabel de Sousa Hermenegildo Marques

“Descomplicar a Metodologia do Programa Eco-Escolas – Da metodologia do projeto à transversalidade pedagógica e temática” | calendário

Sessão

16 de fevereiro 2022 | 14h-17h

Síncrona – 3 h

23 de fevereiro 2022

Assíncrona – 2h30m

9 de março 2022 | 14h00-16h00

Síncrona – 2h

23 de março 2022

6 de abril 2022 | 14h00-16h00

Síncrona – 2 h

20 abril 2022

4 maio 2022 | 14h00-16h00

Síncrona – 2 h

11 maio 2022

18 maio 2022| 14 – 16h
– apresentação de projetos

Síncrona – 4h

Entrega do relatório final – (2horas). O relatório deverá ser entregue até 1 de junho

Sessões online – ZOOM (salas para trabalho em grupo)

Abordagens teórico-práticas de temáticas  Educação para a Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; Agenda 21; ODS, ENEA, ENEC); Metodologia e Avaliação de Projetos.

Exemplificação e aprofundamento dos 7 passos da metodologia Eco-Escolas

Atividades relacionadas com os temas de trabalho do Programa Eco-Escolas: Água; Resíduos; Energia; Ar; Espaços Exteriores; Agricultura Biológica; Mobilidade, Ruído, Biodiversidade, Floresta e Alterações Climáticas.

Trabalho de Grupo – Análise e discussão de metodologias, estratégias e atividades específicas no âmbito da Educação Ambiental para a sustentabilidade e do trabalho de projeto.

Debate de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e do potencial do Programa Eco-Escolas no desenvolvimento das competências do século XIX como o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas, colaboração e criatividade, comunicação e liderança.

Trabalho autónomo:

Aplicação de técnicas de observação de aspetos relevantes em termos ambientais.

Desenvolver com os alunos um projeto, de acordo com a metodologia Eco-Escolas, de uma das temáticas, com elaboração de recursos em grupos interdisciplinares em educação para a sustentabilidade

Apresentação de resultados de boas práticas de escolas

Avaliação dos recursos elaborados no âmbito da formação (portfólio).