O Mar Começa Aqui | próximos passos

A atividade “O Mar Começa Aqui” tem como objetivo, educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, promovendo a cidadania ativa dos jovens.

Após a inscrição do Município na referida atividade, cada escola deve submeter até 9 de abril (no caso das escolas da R.A. dos Açores será até 16 de abril) na plataforma Eco-Escolas, a proposta de imagem a ser pintada.  Neste momento temos 122 municípios e 439 escolas inscritas nesta iniciativa.

O passo seguinte será cada Município validar as propostas das suas escolas, fazendo login na plataforma Eco-Escolas com as suas credenciais  e decidir sobre o número e datas de realização das pinturas. Para facilitar realizámos um vídeo a explicar como fazer essa validação, que pode ser visto neste link

As pinturas devem ser realizadas em articulação com as vossas escolas até dia 15 de junho. Recomendamos que estas decorram na semana que inclui o dia 22 de abril (Dia da Terra e Global Action Days); na semana de 20 de maio (Dia Europeu do Mar)  ou na semana de 8 de junho (Dia Mundial dos Oceanos).

Para a realização das pinturas, a  ABAE em parceria com a Sotinco poderá disponibilizar 5 litros de tinta por município. Caso queiram usufruir desta possibilidade, deverão entrar em contacto com a ABAE (e não de outro modo) e agilizaremos o local de levantamento das tintas. As tintas só serão fornecidas ao município, caso este entre em contacto com a ABAE.

Posteriormente à realização das pinturas, cada escola deverá submeter uma fotografia de uma das suas pinturas para o concurso nacional, no qual serão premiados os melhores trabalhos. Caso pretendam realizar um concurso no município, para premiar os melhores pinturas das vossas escolas, também poderemos ajudar. Para tal, deverão contactar-nos para ecoescolas@abaae.pt ou autarquias@abaae.pt

Informamos ainda que existirão prémios a atribuir aos municípios mais empenhados neste projeto, desde que estes estejam integrados nas entidades do Grupo Águas de Portugal que apoiam o projeto.

Para mais informações sobre esta atividade, clique aqui