O mar começa aqui | Municípios Premiados 2020-2021

O Projeto “O mar começa aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica; e implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Na edição de 2021 foram pintadas 796 sarjetas e estiveram envolvidos no projeto 124 municípios de todas as regiões do país. Do universo dos municípios participantes, foram submetidos 89 trabalhos e foram envolvidas 374 escolas.

Compete às autarquias não só assegurar a provisão do serviço de gestão de resíduos urbanos no seu território, garantindo a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, mas também alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.
É neste contexto que a ABAE e seus parceiros selecionaram 6 premiados e 7 menções honrosas, com base na participação, envolvimento e empenho do município na comunicação e disseminação do projeto.

Municípios Premiados no Projeto “O mar começa aqui”:

Votação Júri (ABAE e Águas do Grupo Portugal)

Premiado Sintra
Premiado Pombal
Premiado Lagos
Premiado Ovar
Premiado Cascais
Premiado Valongo
Menção Honrosa Torres Vedras
Menção Honrosa Leiria
Menção Honrosa Peniche
Menção Honrosa São João da Pesqueira
Menção Honrosa Horta
Menção Honrosa Anadia
Menção Honrosa Funchal

Agradecemos a todos os que se envolveram e aos premiados os nossos parabéns!

Conheça os trabalhos submetidos pelos municípios participantes no âmbito do Projeto “O mar começa aqui” aqui