“O Mar Começa Aqui” já está nas ruas de Mafra e vai continuar

Mafra foi um dos municípios que incentivou as suas escolas a participar no projeto Projeto “O Mar Começa Aqui” – O Mar Começa em Ti” . Estiveram envolvidos em 2019/2020 mais de 500 alunos de 21 Eco-Escolas do concelho na elaboração de uma maquete sobre o tema.
Ainda durante o Verão de 2020, o município de Mafra promoveu a realização das pinturas:
338  alunos  participaram na pintura de 35 sarjetas durante o período de 3 a 28 de agosto de 2020.

Fotos, da esquerda para a direita e de cima para baixo: 1 a 4 – EB/JI Sanches de Brito – Salgados; 5 e 6 – EB Hélia Correia; 7 – EB de Alcainça; 8 e 9- EB da Ericeira

O Projeto “O Mar Começa Aqui” – O Mar Começa em Ti” foi um dos projetos lançados aos municípios e Eco-Escolas do país no ano letivo 2019-2020. O Projeto contou este ano letivo com a adesão de 80 municípios de todo o país, que motivaram as suas escolas a elaborar a maquete e a pintar as sarjetas dentro e fora da escola.

No ano letivo 2020/2021, o Projeto  vai continuar. Todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2020/2021 estão convidadas a participar neste projeto, que pretende passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.

A concretização deste projeto implica a conjugação de sinergias entre o município, freguesias e escolas do concelho, com o intuito de, para além de estimular o espírito competitivo e trabalhar a expressão plástica e artística, promover uma campanha impactante na comunidade local e nacional.

Se este projeto já teve início no ano letivo anterior, então a escola deve dar continuidade ao trabalho desenvolvido, procedendo à pintura das sarjetas com a imagem já selecionada, em articulação com a autarquia e com a participação dos alunos.

Caso seja o primeiro ano em que participa, então em primeiro lugar o município deverá inscrever-se neste projeto na Plataforma Eco-Escolas e cada uma das escolas deve desenvolver internamente o processo de seleção da imagem a pintar, de acordo com o Regulamento do Projeto.

Dado que o objetivo é sensibilizar toda a comunidade educativa para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular, em ambas as situações, os municípios e escolas participantes devem comunicar o máximo possível, partilhando o trabalho desenvolvido nas respetivas páginas e redes sociais.

O projeto conta com o apoio da Sotinco, que fornece a todas os municípios participantes, tintas “mais sustentáveis” a um preço especial.