O Mar Começa Aqui | Escolas Premiadas

No dia 20 de maio, Dia Europeu do Mar, iniciou-se a votação os desenhos / maquetes criadas por crianças e jovens das Eco-Escolas,  em linha com a mensagem “O MAR COMEÇA AQUI“, alertando para o facto de que o que fica no chão, vai, mais tarde ou mais cedo, parar ao mar!
Sendo assim: “O Mar começa Aqui …e em Ti!”

O desafio, que decorreu durante 10 dias (terminando às 24h de dia 30 de maio), visou divulgar o projeto e encontrar as imagens mais populares. Foi um desafio que contou com uma enorme adesão e empenho das escolas na partilha dos seus trabalhos, que, em muitos dos casos, atingiram centenas de reações positivas e até milhares, no caso das escolas premiadas.

Dada a qualidade dos trabalhos e a dedicação em partilhar as maquetes representantes das escolas, que se traduziu num elevado número de reações, e dada a proximidade destes números, a ABAE e os parceiros no projeto, decidiram premiar  não apenas 3, como anteriormente divulgado, mas 4 escolas em ex-aequo, atribuindo ainda 2 menções honrosas.

As 4 escolas que obtiveram o maior número de reações positivas foram as seguintes:

Escola Secundária Dr. Júlio Martins (Chaves)

Escola Básica e Secundária Santos Simões (Guimarães)

Escola Básica Arões – Santa Cristina (Fafe)

Escola EB 2,3 Dom Martinho Castelo Branco (Portimão)

 

Menções honrosas:

Escola EB1/PE de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

Escola Básica de Arões S. Romão (Fafe)

Parabéns a todas as escolas que participaram neste desafio! 

Todas as imagens, depois de validadas pelo júri, serão posteriormente pintadas nas sarjetas/sumidouros das respetivas escolas e área envolvente, com o apoio e supervisão do respetivo município, visando a divulgação da mensagem a partir da escola para a comunidade.

São atualmente 80 os municípios que até ao momento aderiram à iniciativa, tendo sido recebidos trabalhos  de quase 300 escolas.

As imagens propostas pelas escolas podem ser consultadas, por concelho, aqui https://ecoescolas.abae.pt/o-mar-comeca-aqui/trabalhos-2020/

Todas as maquetes estão divulgadas no Facebook Eco-Escolas, nos seguintes álbuns:

ALBUM 1 | A a G – AQUI>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
concelhos: Abrantes; Albufeira; Alcobaça; Alcochete; Alvito; Amadora; Anadia; Angra do Heroísmo; Barrancos; Barreiro; Benavente; Braga; Caldas da Rainha; Câmara de Lobos; Cascais; Chamusca; Chaves; Entroncamento; Esposende; Fafe; Felgueiras; Funchal; Góis; Gondomar; Gouveia; Guimarães;

ALBUM 2 | H a S – AQUI>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
concelhos: Horta; Ílhavo; Lagos; Leiria; Lisboa; Loures; Lourinhã; Lousã; Machico; Madalena; Mafra; Matosinhos; Montijo; Mora; Murtosa; Nisa; Óbidos; Odemira; Oeiras; Oliveira de Frades; Paredes; Peniche; Pombal; Ponte de Sôr; Portimão; Porto Santo; Praia da Vitória; Ribeira Brava; Santa Cruz; Santa Maria da Feira; Santana;

ALBUM 3 | S a V – AQUI>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
concelhos: Santarém; São João da Madeira; São Roque do Pico; São Vicente; Seixal; Sesimbra; Sines; Sintra; Soure; Tarouca; Tavira; Tomar; Torres Novas; Torres Vedras; Valongo; Vendas Novas; Viana do Castelo; Vila de Rei; Vila Franca de Xira; Vila Nova da Barquinha; Vila Nova de Famalicão; Vila Real de Santo António; Vila Verde; Viseu.

O projeto “O Mar Começa Aqui”  é um projeto da ABAE que conta já com o apoio de vários parceiros nomeadamente a Câmara Municipal de Sintra, várias empresas do grupo Águas de Portugal, a Sotinco e a Maxone.

X