O Ar que Respiro – Inscrições Abertas!

O Desafio “O Ar que Eu Respiro” desenvolvido em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, vai continuar durante o ano letivo 2022-2023. A edição deste ano, disponibiliza várias atividades sobre a qualidade do Ar e a exploração da APP QualAr, para os vários graus de ensino, nomeadamente:

Atividade 1 – Jogos sobre a Temática do Ar (todos os graus de ensino; 3 escalões)

Elaboração de um jogo, onde devem ser trabalhados e evidenciadas os principais poluentes e respetivas fontes da poluição do ar.
Exemplo: jogo de pares, jogo digital, jogo de tabuleiro, jogo de correspondência, etc.

Atividade 2 – Painel ClimAr (3 escalões, consoante o grau de ensino)

Esta atividade consiste na elaboração de um Painel, com a informação específica sobre a qualidade do ar no concelho onde está inserida a escola. Os dados para a elaboração do painel devem ser consultados 2 vezes por mês, na aplicação QualAR- Qualidade do Ar da Agência Portuguesa do Ambiente neste link.

Desenho – 1º escalão | JI e 1º ciclo

Representação gráfica com desenhos dos alunos, sobre os principais poluentes do Ar e respetivas consequências nocivas para a nossa saúde

Cartaz – 2º escalão | 2º e 3º ciclo e 3º escalão | ensino secundário, profissional e superior

Elaboração de um cartaz com os resultados da qualidade do Ar monitorizada durante o ano letivo (de janeiro a julho), pelo menos 2 vezes por mês, onde devem estar identificados os principais poluentes do ar e respetivas consequências para a nossa saúde e uma comparação dos dados obtidos no concelho da escola, com outra concelho.

As inscrições para estes desafios, devem ser realizadas na plataforma Eco-Escolas, consoante o grau de ensino.

Inscrevam-se e Participem!