ABAE presente nas sessões sobre Economia Circular organizadas pela NOVO VERDE

A ABAE esteve presente em todas as sessões sobre Economia Circular, organizadas pela Novo Verde. A Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens – lançou o prémio “Packaging Univesities Award 2018” dirigido às universidades portuguesas de forma a promover a adoção de comportamentos ambientais e medidas sustentáveis no contexto dos estabelecimentos do ensino superior.

Este desafio lançado pela Novo Verde começa por uma auditoria ao estabelecimento para deteção de problemas ambientais. Os alunos das universidades elaboraram um plano de ação com soluções para essas mesmas questões, com foco na gestão de resíduos de embalagens.

Os melhores planos de ação apresentados pelos estabelecimentos candidatos ao ‘Novo Verde Packaging Universities Award’, recebem um prémio no valor de 7500 euros para a implementação das soluções propostas para resolver problemas detetados na auditoria ambiental.

Será apurado um projeto vencedor em cada região (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira) e um vencedor absoluto.

Filipa Moita, responsável de comunicação da Novo Verde, afirma que “pretendemos despertar a consciência deste público, mobilizando-o para a adoção, gestão e reprodução de comportamentos sustentáveis” disse a responsável, acrescentando que “as sessões de formação nestes estabelecimentos, completam o desafio, convidando ao debate de problemáticas extensíveis a vários setores e que implicam um esforço conjunto da comunidade.”

O ‘Novo Verde Packaging Universities Award’ conta com a parceria da ABAE/Programa Eco-Escolas, APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e DGAE (Direção Geral da Administração Escolar).

Esta iniciativa percorreu nove instituições do ensino superior:

16 de outubro: Açores – Universidade dos Açores
28 de novembro: Vila Real – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
30 de novembro: Porto – Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto
4 de dezembro: Faro – Universidade do Algarve
5 de dezembro: Beja – Instituto Politécnico de Beja
6 de dezembro: Évora – Universidade de Évora
7 de dezembro: Coimbra – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
10 de dezembro: Aveiro – Universidade de Aveiro
12 de dezembro: Funchal – Universidade da Madeira

Mais informações sobre o projeto aqui