Novo desafio | Aqui há vida! – Dia Mundial das Zonas Húmidas

No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de fevereiro, o Programa Eco-Escolas convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.

Este dia é celebrado anualmente com o objetivo de aumentar a consciência global acerca do papel vital das zonas húmidas para a humanidade e para o planeta. O tema deste ano dá relevo às zonas húmidas como uma fonte de água potável, encorajando ações que contribuam para o seu restauro e impeçam a sua destruição. Enfrentamos uma crise hídrica crescente que ameaça a população e o planeta, sendo que usamos mais água potável do que a natureza pode repôr e estamos a destruir os ecossistemas de zonas húmidas dos quais a água e a vida mais dependem.

Zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis. As zonas húmidas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral. Viveiros de peixes, arrozais, salinas constituem zonas húmidas criadas pelas populações.
Mais informações sobre Zonas Húmidas aqui.

O desafio que se propõe é simples:

• Desenha a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. O desenho é livre, pode ser de apenas uma espécie ou uma junção de várias. Dá asas à tua imaginação!
  • Partilha o teu desenho através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas

Podem participar no desafio entre os dias 1 e 12 de fevereiro.
.

Nota:
Serão premiados os melhores trabalhos que sejam submetidos na plataforma Eco-Escolas.
Cada escola poderá submeter até 20 trabalhos.

Inspiração

.
Para mais informação sobre Zonas Húmidas e materiais de divulgação deste tema consultar este
link.