Nós pelo Lince e o Lince por Nós

No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, teve lugar a sessão de apresentação dos trabalhos premiados no âmbito do Concurso Nacional “Nós pelo Lince e o Lince por Nós”. Das 12 escolas premiadas, 92% (11 em 12 escolas) são Eco-Escolas.

O Concurso Nacional “Nós pelo Lince e o Lince por Nós” é mais um desafio lançado à rede Eco-Escolas neste ano de 2016, desta vez da iniciativa do Jardim Zoológico de Lisboa, com o apoio da ABAE/Eco-Escolas, DGE e Iberlinx.

Este Concurso pretende sensibilizar para a proteção dos ecossistemas mediterrânicos onde habita o lince-ibérico.

Atualmente o felino mais ameaçado do Mundo, o lince-ibérico é uma espécie endémica da Península Ibérica e está classificada como Criticamente em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

A sua sobrevivência está em risco, existindo atualmente um número inferior a 350 exemplares de linces na natureza.

O Concurso Nacional “Nós pelo Lince e o Lince por Nós” visa, assim, contribuir para a importante missão de preservar e conservar espécies em vias de extinção, bem como estimular a criatividade dos alunos, sensibilizando e envolvendo a comunidade educativa e local para as boas práticas ambientais e para os seus comportamentos atuais e futuros.

Na edição de 2016, foram 12 as escolas premiadas do 1.º ciclo ao ensino secundário:

Prémio Escola Envolvidos
1º CICLO
1.º LUGAR EB1/JI de Miratejo Prof. Isabel Maria Moura Lourenço – Guilherme José da Fonte Ribeiro; Maria Madalena Alegria Cabecinha; Miguel Lopes Rodrigues
2.º LUGAR ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira Prof. Paulo Sérgio Oliveira – Sem identificação dos alunos
3.º LUGAR Não atribuído
2.º CICLO
1.º LUGAR Agrupamento de Escolas de Vouzela Prof. Paulo Fernando Dias Ribeiro – Bernardo Ribeiro; João Santos; Tomás Marques
2.º LUGAR Agrupamento de Escolas de Celeirós Prof. Maria da Graça Dias Pereira – Lara Monteiro; Francisco Barbosa; Francisco Morais; Sara Pereira; Leonardo Capelo; Gabriel Marques
3.º LUGAR Coimbra Oeste – Colégio Bissaya Barreto Prof. Maria João Ferreira de Sousa Rodrigues – Trabalho coletivo da turma do 5ºA
3.º CICLO
1.º LUGAR Agrupamento de Escolas da Madalena Prof. Odete Manuela Sequeira de Melo – Andreia Ferreira; Beatriz Tavares; Inês Tavares; Leonor Carvalho
2.º LUGAR EB 2,3 Manuel da Maia Prof. Carla Nascimento – Ana Correia; Andreia Rodrigues; Augusta Alves; Bruno Nunes; Diana Matos; Diogo Gonçalves
3.º LUGAR EB 2,3 de Rio Tinto Prof. Maria da Conceição Pires – José Fonseca; Hugo Pinto; Sandra Silva; Joana Martins; Bernardo Silva; Rúben Silva
SECUNDÁRIO
1º LUGAR Escola Secundária Gaia Nascente Prof. Sandra Manuela de Matos Rodrigues – Tiago Costa; Tiago Antunes; David Martins; João Cardoso
2º LUGAR Colégio Guadalupe Prof. Sandra Seixas Poças Figueiredo – Afonso Barrocal; Afonso Botelho; António Mendes
3º LUGAR Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento Prof. Maria Antónia Neves Lopes de Oliveira – Carolina Ferreira; Ana Gouveia; Maria Castro; Sofia Ramos; Francisca Martins; Mariana Ferreira
Menção Honrosa Agrupamento de Escolas da Bemposta Prof. Sandra Maria Carvalho Mendes – Miriam Isis; Raquel Narciso

Todos os envolvidos estão de parabéns!

vencedore1escala

1.º lugar na categoria “1.º Ciclo” – EB1/JI de Miratejo

A EB1/JI de Miratejo apresentou um vídeo que sintetiza todo o trabalho desenvolvido no âmbito do presente concurso. A pesquisa e recolha de informação exaustivas sobre as características do lince-ibérico e seu habitat natural permitiu a produção de um jogo da glória, simples mas apelativo, com perguntas muito diversificadas sobre o lince. Veja aqui o vídeo.

vencedore1escala

Agrupamento de Escolas de Vouzela – Premiado com o 1.º lugar na categoria “2.º Ciclo”

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela

O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. Aceda aqui ao jogo (versão experimental).

3escala

Agrupamento de Escolas da Madalena – Premiado com o 1.º lugar na categoria “3.º Ciclo”

Premiado com o 1.º lugar na categoria “3.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas da Madalena

O Agrupamento de Escolas da Madalena (EB 2,3 da Madalena), Eco-Escola desde 2008/2009, apresentou o vídeo “Dê a mão ao lince-ibérico”, realizado no âmbito da disciplina de Geografia, sob orientação da professora Odete Melo. Veja aqui o vídeo.

secundario

Escola Secundária Gaia Nascente premiada com 1.º lugar na categoria “Secundário”

Premiado com o 1.º lugar na categoria “Secundário” – Escola Secundária Gaia Nascente

A Escola Secundária Gaia Nascente, Eco-Escola desde 2014/2015, apresentou o vídeo premiado, um trabalho com uma mensagem clara e cativante sobre a importância de preservar o lince. Veja aqui o vídeo.