No Dia da Terra “A Minha Família Compromete-se pelo Clima” | #GlobalActionDays

No próximo dia 22 de abril comemora-se o Dia da Terra e as Eco-Escolas celebram, à semelhança de anos anteriores, o “Global Action Day”.

No âmbito do “Global Action Day”, normalmente, as escolas reportam e divulgam as várias ações/atividades que realizam na escola ou na comunidade. Este ano, devido ao encerramento dos estabelecimentos escolares, o desafio recai sobre as famílias, que são chamadas a refletir  sobre a sustentabilidade e a assumir os “Compromissos da Família de Ação pelo Clima”, até 1 de maio, através do formulário disponível.

COMO PARTICIPAR?
Para participar, basta:
preencher o questionário “A Minha Família Compromete-se pelo Clima”, disponível AQUI.
ilustrar num desenho à escolha um ou mais compromissos.

Cada família poderá, ainda, divulgar os resultados do inquérito nas redes sociais, com os hashtag #EcoEscolasFazpeloClima | #earthday | #globalactiondays.

Solicita-se que cada família assinale os compromissos que considera efetivamente possível realizar (podem assinalar todas as opções pretendidas e, ainda, sugerir outros compromissos). Todos os compromissos sugeridos contribuem direta ou indiretamente para a Ação Climática contudo, só devem assinalar os que realmente consideram que conseguem cumprir este ano ou no futuro.

Quanto à ilustração/desenho deve ser realizado previamente e carregado aquando do preenchimento do formulário.
Nota: para carregarem, no formulário, a ilustração precisam de fazer login com uma conta google (vossa) e enviar um ficheiro em formato imagem até 1MB (fotografia por exemplo). Caso tenham dificuldade no upload podem, em alternativa, enviar a imagem para ecoescolas@abaae.pt identificando  a família com o mesmo nome que colocarem no formulário.

Posteriormente, os resultados serão publicados pela ABAE na página dos “Global Actions Days”, sendo considerada como realizada a atividade em todas as escolas com famílias a participar.

LISTA DE COMPROMISSOS (a assinalar pela família)
-Participar ativamente nas “brigadas” Eco-Escolas e/ou nos Conselhos Eco-Escolas
-Contribuir para a plantação de, pelo menos, 1 árvore por ano
-Fechar sempre a torneira enquanto lavamos os dentes ou ensaboamos as mãos
Ir a pé ou de bicicleta para a escola ou para o trabalho, pelo menos, duas vezes por semana
-Usar sempre o transporte público nas deslocações casa-escola ou casa-trabalho, em vez do transporte individual
-Fazer caminhadas com regularidade
-Conhecer, durante as férias, espaços naturais de qualidade, preservando a sua biodiversidade
-Reduzir o consumo de carne, comendo no máximo 3 refeições de carne por semana
-Comer sopa e fruta todos os dias
-Doar roupas/livros ou outro material pelo menos uma vez por ano
-Separar os resíduos todos os dias, colocando-os posteriormente nos ecopontos adequados
-Participar em ,pelo menos  uma ação de limpeza de um espaço público por ano (praia, floresta, etc.)
-Não usar palhinhas, copos ou pratos de plástico descartável
-Incentivar o resto da família e amigos a elaborar uma lista de compras de forma a reduzir a compra de produtos desnecessários.
-Incentivar o resto da família e amigos a fazer compras no comércio local e comprando produtos locais/portugueses
– …