“Não deixes Cair a Máscara” é novo slogan pela utilização de máscaras reutilizáveis

A iniciativa “Não deixes Cair a Máscara” promovida pelo Governo Português, no dia em que se renova o estado de emergência, pretende promover o uso de máscaras reutilizáveis e sensibilizar para a correta deposição das máscaras descartáveis, evitando a produção de resíduos.

Hashtags como #NósOsPrimeiros, #NósOsPróximos e #NãoSeremosOsÚltimos caracterizam uma das vertentes desta campanha, lançando o desafio de minimizar o nosso impacte ambiental todos os dias, respeitando os ecossistemas que nos rodeiam e pensando sempre nas gerações futuras. Neste caso, apostando na utilização de máscaras reutilizáveis e dizendo que não ao uso de máscaras descartáveis!

A componente da sustentabilidade é contemplada nesta iniciativa, não só pela redução da pegada carbónica da nossa máscara, ao tentar percebermos de onde vem, qual a sua composição (ex. materiais recicláveis, biodegradáveis, etc.), quais as condições de produção e fabrico associadas, mas também pela dinamização da economia local, ao optarmos por comprar em Portugal. Esta campanha pretende também sensibilizar os portugueses a colocar as máscaras descartáveis em lixos normais, e não em ecopontos ou no chão – uma máscara reutilizável pode significar até menos 95% de resíduos, quando comparada com uma máscara descartável. Podem ser evitadas toneladas de CO2 adicionais, que decorrem com a produção e transporte de enormes quantidades de máscaras descartáveis.

X