ISEC e APA organizaram sessão sobre o radão

O ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra em parceria com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente organizaram no dia 24 de março a sessão online “Radão e os Desafios na Área da Engenharia”, em que foi abordada a temática do radão, os riscos para a saúde, a prevenção e remediação, o Plano Nacional para o Radão e os desafios na área da Engenharia.

O radão é um poluente que afeta a qualidade do ar interior e a exposição prolongada ao radão no interior de edifícios é a segunda causa de cancro do pulmão, depois do tabaco.
A Engenharia tem um papel essencial na resolução desta problemática, quer no âmbito da prevenção ao radão e quer na remediação dos edifícios. As diversas valências nas áreas do desenvolvimento de novos materiais de construção, na ventilação, bem como nas soluções construtivas, são determinantes para encontrar soluções com uma boa relação custo-benefício.
O Plano Nacional para o Radão que está a ser elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) contemplará estratégias para prevenir a penetração de radão nos novos edifícios bem como estratégias corretivas pós-construção.

Gravação da sessão online: https://youtu.be/GkGsYijKYDw

Nota biográfica das oradoras:
Margarida Malta é licenciada em Eng. Química pelo ISEC e é mestre em Proteção Radiológica pelo IST. Entre 2003 e 2019 desenvolveu atividades na área da radioatividade ambiente no CTN/IST, nomeadamente na execução do programa de monitorização radiológica ambiental. Hoje é chefe da divisão de Planeamento e Proteção Ambiental, do Departamento de Emergências e Proteção Radiológica da APA, que é a autoridade competente para a Proteção Radiológica e Segurança Nuclear. Uma das competências da divisão que chefia é a elaboração e atualização do Plano Nacional para o radão.

Heloísa Fonseca é licenciada em Geologia pela Universidade de Coimbra. Há mais de 10 anos que trabalha na área do radão, ao longo da sua carreira já trabalhou para várias instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Superior Técnico e Public Health England, em diferentes áreas como investigação, análise de radão, comunicação pública e remediação. Heloísa é atualmente é colaboradora da APA para o Plano Nacional de Radão.

X