Hortas Bio nas Eco-Escolas | Premiados 2018/2019

O desafio Hortas Bio, lançado pelo programa Eco-Escolas há seis anos, continua a ter imenso sucesso junto das escolas, contando com 435 escolas inscritas este ano letivo.

Pretende-se, através deste concurso, estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica. Este projeto não só contribui para alertar para a necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável, como também permite abordar de forma didática muitos dos conteúdos curriculares do ano letivo.

Este projeto está dividido em 2 categorias, horta pequena (até 50m²) e horta grande (superior a 50m²).

Escolas premiadas das 2 categorias:

Hortas pequenas

Escola EB 2,3 Júlio Brandão Vila Nova de Famalicão Sónia Barreiras

Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva Vila Verde Maria Madalena Sousa
Ângela Pinto

No desafio Sementário propôs-se novamente, às Eco-Escolas, a criação de um banco de sementes, com o objetivo de (in)formar jovens e adultos sobre a diversidade de sementes existentes na sua região, contribuir para a preservação de espécies agrícolas e/ou variedades locais, criar uma coleção de sementes para posterior cultivo na Horta Bio da escola e motivar a comunidade escolar para a recolha de sementes.

As premiadas do desafio:

Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha Câmara de Lobos Maria José Pereira
Alexandra Castro
Centro Educ. da Apresentação de Maria – Associação Prazeres Calheta Cristina Jesus

Este ano letivo foi também lançado, pela primeira vez, o desafio Calendário da Horta, que consistiu na criação de um calendário da horta, com indicação da melhor época para semear, plantar e/ou colher os alimentos, com o intuito de promover uma gestão eficiente e produtiva da horta biológica da escola e aumentar o envolvimento dos alunos no desenvolvimento da mesma.

As premiadas do desafio:

Escola EB Luísa Todi

Setúbal

Maria José Cruz
Tomásia Ferreira

Escola Pátio da Inês Marinha Grande Isabel Bonita
Vanessa Dias
Escola Básica do Alto dos Moinhos Sintra Conceição Marques

Centro Social Paroquial de São João das Lampas Sintra Carla Cavalheiro

Menção Honrosa

Santa Casa da Misericórdia de Sintra – Creche e JI da Portela Sintra Mónica Lopes
Maria Elisa Santos

Parabéns a todas as escolas que participaram e por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano!