Geração Depositrão e a Floresta

A 10ª Edição do Desafio Geração Depositrão, projeto que procura chamar a atenção para a necessidade de uma gestão adequada de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), vai tralhar em 2018 o tema do ano do Programa Eco-Escolas: a Floresta.

Assim, duas atividades criativas deste desafio procuram sensibilizar para a problemática da contaminação tóxica através de resíduos elétricos, elétrónicos e de pilhas deixados nos espaços naturais, contaminando os solos e afectando a biodiversidade local.

Através do desafio BD, destinado a alunos do 2º ciclo, pretende-se que, em 6 vinhetas de Banda Desenhada numa folha A2, os alunos escrevam e desenhem uma história  em que a Carga Máxima protege a Floresta com a ajuda dos restantes membros da Equipa dos REEE, apelando ao perigo que representam as pilhas usadas indevidamente encaminhadas (substâncias nocivas).

Na categoria de filme,  alunos do secundário e do ensino superior  são desafiados a criar um filme de, no máximo, 2 minutos onde se chame a atenção para  os efeitos nocivos das pilhas usadas colocadas em locais inapropriados,  (substâncias nocivas), nomeadamente abandonadas na Floresta.