Geração Depositrão – 8ª edição

Fruto de uma parceria entre a ERP Portugal e o Programa Eco-Escolas (ABAE), o projeto Geração Depositrão visa informar as crianças e jovens e, através deles, a população em geral acerca da importância do adequado encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), pilhas e acumuladores.

Esta parceria conta já com oito edições e o sucesso tem sido crescente ao longo dos anos. Na primeira edição participaram 133 escolas e foram recolhidas cerca de 32 toneladas de REE. Atualmente, estão a participar 650 escolas e até ao momento foram já entregues cerca de 136 mil toneladas de equipamentos relativos à 1ªfase de recolha, faltando ainda somar os REE entregues na 2ª (fim do 2ºperíodo) e 3ªfase (fim do 3º período). No ano passado, edição 7, foram recolhidas 333 toneladas – peso total das 3 fases.

Veja aqui todas as escolas que recolheram REEE durante o 1º período letivo, e aqui a contabilização apenas da recolha pilhas.

O projeto Geração Depositrão, nesta última edição, alargou o âmbito de envolvimento das Eco-Escolas na comunidade, incentivando a cooperação com outras instituições na área de influência da escola: Juntas de Freguesia, Bombeiros, Centros de Saúde, Lares, Centros de Dia, Escuteiros, Associações Juvenis, etc.. O processo de geminação implicam que as escolas nos indiquem pontos de recolha locais (Juntas de Freguesia, centros de saúde, lares, casa de repouso, etc.), cujo peso será contabilizado no seu total e traduzido em prémios. Por isso, para além das 650 escolas inscritas este ano, contam-se ainda cerca de 180 entidades geminadas.