Geração Depositrão 2020. Contribuir para a Economia Circular

Geração Depositrão 2020
Eco-Escolas contribuem para a Economia Circular

Sabia que o projeto Geração Depositrão é o mais antigo na rede Eco-Escolas?
Sabia que as Eco-Escolas com este projeto já recolheram em 11 anos mais de 3000 toneladas de Resíduos Elétricos e Eletrónicos, Lâmpadas e Pilhas?
Já aderiu ao Geração Depositrão 2020?
Se não: de que está à espera? As inscrições terminam a 20 de fevereiro!
Se sim: conheça as regras e prémios para atividades de recolha e criativas.

• Ao aderir está a concretizar um dos temas obrigatórios Eco-Escolas (resíduos);
  • Ao recolher Pilhas, Lâmpadas ou Resíduos Elétricos e Eletrónicos, está a contribuir para a Reutilização e Reciclagem evitando ainda a contaminação do Ambiente com elementos tóxicos contidos nestes resíduos quando mal encaminhados;
  • Quando juntar uma quantidade mínima, peça a recolha em qualquer altura para operacoes@erp-recycling.org (O peso mínimo para poder solicitar a recolha de REEE, Pilhas ou ambos é de 60kg (ex.: 3 caixas Depositrão pilhas; 1 Depositrão cheio; 1 máquina de lavar roupa e um frigorífico, etc.).
  • Pode ganhar prémios em função da quantidade de resíduos que conseguirem recolher com a campanha que realizem na escola:
    Para todas as Escolas

– 1kg pilhas usadas = 0,50€ (10kg=5€)
– 1 tonelada REEE = 50€

• Se se geminar com outra entidade da sua região, as vantagens aumentam: não só os benefícios revertem para a escola e a instituição, como pode evitar ter que armazenar grandes resíduos na escola (na altura da recolha – pedidos para   – a ERP Portugal vai buscar os resíduos à entidade geminada com a escola e contabiliza-os a favor de ambas).
  • No final, as escolas com maiores recolhas recebem ainda vários prémios:
    Top Distritos/Regiões Autónomas:
    – Recolha de REEE = (100€ x 20 regiões) – escola por distrito/RA com mais recolhas
    – Recolha de pilhas = (1 Depositrão x 20 regiões) – escola por distrito/RA com mais recolhas.
    Top nacional:
    – 5 escolas que recolherem mais peso total = 1 eletrodoméstico Orima + 500€ cartão Pingo Doce
    + 100€ Worten + tablet para o Professor Coordenador .
    – 5 escolas que recolherem mais peso total por aluno = 1 eletrodoméstico Orima + 500€ cartão
    Pingo Doce + 100€ Worten
  • Tem a possibilidade de participar nas atividades criativas que desafiam o desenvolvimento de diversas competências e apresentam várias propostas:
    • Recriar: constrói o teu Depositrão para a recolha de pilhas e REEE, utilizando materiais provenientes de REEE (para todos os graus de ensino);
    • Moldura REEE para foto da turma: construção de uma moldura, utilizando REEE para uma foto da turma (JI / EB1)
    • Vox Pop 1’30”: entrevistas “de rua” sobre o tema da reutilização e reciclagem de REEE (EB2,3);
    • Podcast/Rádio REEE 5 minutos: programa de rádio ou podcast sobre REEE e economia circular (Secundário, Profissional, Superior)

Até 15 de maio- envio dos trabalhos. Serão premiadas 5 escolas em cada modalidade das atividades criativas com prémio cartão oferta da Decathlon, no valor de 100€.

• ERP Eco Sustainability Award. Criação de um protótipo de um Depositrão (apenas Ensino Superior). Prémio 3.000€ para as 3 melhores ideias. Até 15 de março.

Inscrições em ecoescolas.abaae.pt/plataforma | ATÉ 20 DE FEVEREIRO!!!

Todas as informações em: www.geracaodepositrao.abaae.pt