Geração Depositrão 15 – Inscrições Abertas!

A Geração Depositrão está na sua 15ª edição, fruto de uma parceria entre a ERP, Portugal e o Programa Eco-Escolas e vai continuar a desafiar as Eco-Escolas a trabalhar o tema da Economia Circular, através da recolha e correto encaminhamento de REEE e Pilhas.

Nesta edição, para incentivar a participação de as escolas podem contar com várias novidades que passamos a destacar:

• Aumento do valor monetário por tonelada de REEE recolhida;
  • Prémios para professores e alunos;
  • Prémio Escola Depositrão

Este último será atribuído às escolas que se inscrevam nos 3 desafios propostos: atividade de recolha acima de 2.5 toneladas + quizz (com temática de categoria) + atividade criativa

As atividades disponíveis para este ano letivo, são as seguintes:

ATIVIDADE DE RECOLHA

Todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2022-2023, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira podem participar.

Prémios Atividade de Recolha

Todas as escolas e entidades geminadas receberão contrapartidas pelos resíduos recolhidos:

– Até 1 tonelada de REEE = 50€

– mais de 1 tonelada de REEE = 80€

Serão também atribuídos prémios anualmente, nas seguintes categorias:

– Peso absoluto recolhido per capita

– Professor Geração Depositrão = cheque presente no valor de  50€

– Prémios atribuídos à escola, para cada categoria de REEE recolhida:

• TV monitor
  • Frio
  • Lâmpadas WI FI
  • Pilhas: Carregadores e pilhas recarregáveis

Para além da atividade de recolha (recomendada para todas as Eco-Escolas), as escolas podem também participar nas atividades criativas disponíveis para este ano letivo, consoante o grau de ensino:

ATIVIDADE 1 – Upcycling | Constrói o teu Traga-Pilhas

Todos os graus de ensino. Sem escalões

Esta atividade consiste na construção de um equipamento de recolha de pilhas, usando a reutilização de materiais com criatividade e originalidade. O nome do equipamento para a recolha de pilhas é o “Traga Pilhas”.

Inscrição até 28 de fevereiro; submissão de trabalhos até 31 de maio

ATIVIDADE 2 – Campanha de recolha de Pilhas e REEE

Desafiamos as escolas a realizar uma Campanha de recolha de pilhas e REEE com diferentes formatos. O trabalho pode ser realizado exclusivamente em formato digital ou manualmente. Existem três escalões e diferentes formatos para esta atividade, consoante o grau de ensino:

Desenho legendado (JI + 1º Ciclo). Criação de 2 desenhos com legenda, um sobre Pilhas e o outro sobre REEE. Colocar na plataforma Eco-Escolas, o trabalho realizado em formato de imagem com os 2 desenhos e uma memória descritiva de como foi elaborado.

Campanha de recolha de Pilhas e REEE (2º e 3º ciclos). Criação de uma campanha sobre a importância de recolher pilhas e REEE que deve ser divulgada nas redes sociais da escola. Colocar na plataforma Eco-Escolas, as peças físicas e/ou digitais da campanha, o guião da campanha e uma memória descritiva de como foi elaborada.

Spot sobre a recolha de pilhas e REEE (ensino secundário, profissional e superior). Elaboração de um spot com a duração máxima de 1 minuto, sobre a importância de recolher pilhas e REEE. Colocar na plataforma Eco-Escolas, o título do vídeo, guião do vídeo e o link do vídeo (que deve ser publicado previamente numa plataforma Vídeo. Exemplo: Vímeo ou Youtube

Inscrição até 28 de fevereiro; submissão de trabalhos até 31 de maio

Prémios Atividades Criativas

Escola – cheque oferta no valor de 100€

Aluno – cheque oferta no valor de 20€ por aluno (até a um máximo de 30 alunos)

Professor – cheque oferta no valor de 25€

Quiz

Durante o ano letivo serão realizados Quizzes/Kahoot com conteúdos sobre REEE, pilhas e embalagens. Serão premiados 5 participantes.

O site da Geração Depositrão está neste momento a ser renovado, pelo que ficará brevemente disponível. A inscrição nas atividades de recolha e criativas devem ser realizadas na plataforma Eco-Escolas até 28 de fevereiro.

Não deixem de participar!