Ensino Superior celebra o Dia da Terra

O Dia Internacional da Terra é celebrado a 22 de abril. O objetivo é chamar a atenção de todos os habitantes do Planeta que esta é a nossa Casa. É urgente mobilizar as sociedades para a concretização de medidas de ação climática que protejam o nosso planeta e promovam a sustentabilidade. As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos da América em 1970, num fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.

Para comemorar esta data, várias instituições do ensino superior organizaram atividades para as comunidades académicas:

Congratulamos e agradecemos a todos pelas iniciativas (digitais e presenciais)!

Mais informações sobre o programa Eco-Escolas no Ensino Superior em: https://ecoescolas.abaae.pt/ecocampus-portugal

O nosso planeta Terra

“A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como único satélite natural.

A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

A atmosfera terrestre chega aos 1000 km de altura, sendo composta por nitrogénio, oxigénio, argónio e outros gases.

O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem.

O ponto mais alto da Terra é o Monte Evereste, no Nepal.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 7,7 mil milhões de pessoas.”

Fonte: Visão