10º Encontro Eco-Escolas em Marco de Canaveses

No dia 20 de junho, a ABAE | Programa Eco-Escolas marcou mais uma vez presença no Encontro Municipal de Eco-Escolas em Marco de Canaveses, organizado pelo Município, que decorreu este ano na Escola Profissional de Agricultura de Marco de Canaveses. Na sua 10ª edição, este encontro contou com a participação de cerca de 2000 pessoas das várias Eco-Escolas do concelho. As escolas expuseram os trabalhos feitos com materiais reutilizados e os participantes assistiram um a desfile de eco-estudantes, assim como à apresentação do hino municipal Eco-Escolas.

Este ano letivo, Marco de Canaveses tem 31 escolas inscritas no Programa Eco-Escolas e o município apoia tanto a inscrição das escolas, como a formação dos seus professores coordenadores, para ajudar na implementação do Programa. É nesse sentido que o Eco-Escolas tem sido convidado nos últimos anos a estar presente neste evento, para dinamizar  jogos e ateliers, como por exemplo o “Jogo da Reciclagem”, “Moinhos”, “Jogo do Tato e do Olfato”, “Eco-Galo”, entre outros, de modo a sensibilizar os estudantes e toda a comunidade escolar para a sustentabilidade. Durante o encontro estiveram em exposição 12 Eco-Códigos produzidos por Eco-Escolas de todo o país no ano letivo anterior.

Este evento contou também com a participação de outras entidades, para além da EPAMAC, que orientou visitas pedagógicas aos espaços da Escola, como FCC Environment Portugal, Sarah Trading, Resinorte, AARO – Associação dos Amigos do Rio Ovelha, Águas do Marco, Artâmega e Movimentos e Variações.