Encontro de Professores Eco-Escolas de Sintra realizou-se na Quinta da Ribafria

O Encontro Eco-Escolas de Professores do concelho de Sintra, realizou-se hoje, dia 5 de maio de 2023, das 14h00 às 17h30, na Quinta da Ribafria. Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Sintra, com a participação da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Este encontro, dirigido a todos os professores Eco-Escolas do concelho de Sintra, contou com a participação de 23 professores de todos os níveis de ensino e teve como objetivos principais dar a conhecer os recursos, nomeadamente os jogos didáticos da ABAE sobre as diversas temáticas da metodologia Eco-Escolas, aproximar os professores do concelho através da partilha de experiências no âmbito do Programa e conhecer um pouco melhor o concelho, em concreto o palácio e jardins da Quinta da Ribafria.

Durante cerca de uma hora, foram apresentados alguns dos jogos e ateliers elaborados e dinamizados pela ABAE, como a espiral das alterações climáticas, o jogo do tato, o jogo das leguminosas, o jogo da compostagem e o painel de bebidas. Recursos que podem ser requisitados ao longo do ano letivo por qualquer escola inscrita no Programa Eco-Escolas.

Da dinâmica realizada pela ABAE para aproximar os participantes e incentivar a partilha de experiências, resultaram testemunhos que evidenciam como pontos fortes do Programa, o envolvimento dos alunos e da comunidade e a realização de atividades, muitas vezes fora da sala de aula, inovadoras e inspiradoras.

Nesta dinâmica foi destacada a importância dos elementos da direção das escolas compreenderem a fundo as necessidades e especificidades do Programa, por forma a proporcionarem as melhores condições – nomeadamente em termos de horário curricular ou extracurricular e recursos humanos e materiais – para a implementação do mesmo. Foi ainda realçada a importância das escolas estabelecerem parcerias no âmbito do Programa, em particular com as autarquias (município e freguesias) que devem ter um papel ativo, quer enquanto participantes assíduos das reuniões Eco-Escolas, quer através da disponibilização de materiais e envolvimento nas atividades planeadas. A este propósito, de acrescentar que diversos professores presentes agradeceram o apoio prestado pelo Município de Sintra na implementação do Programa neste concelho.

A visita guiada ao palácio e jardins da Quinta da Ribafria foi acompanhada pelo historiador e assessor na Câmara Municipal de Sintra, João Rodil, que deu a conhecer a interessante história deste palácio seiscentista e da sua estatuária e parte do (rico) património natural, nomeadamente as fontes e a cisterna.

Fotografias: Conceição Marques