Eco-Escolas no Dia do Agrupamento no Jardim de Infância da Ameixoeira

No dia 04 de abril de 2017 foi comemorado o Dia do Agrupamento na Ameixoeira. As atividades do dia foram iniciadas com o hastear da primeira Bandeira Verde do Jardim de Infância da Ameixoeira, conquistada pelo trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo 2015/2016 no âmbito do Programa Eco-Escolas. Este momento contou com a presença dos alunos, professoras, auxiliares, do Diretor do Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra, Prof. Dr. João da Silva Martins, de vários pais e de representantes do Programa Eco-Escolas.

Para quem passa na rua do Jardim de Infância da Ameixoeira, pode logo observar uma pequena horta escolar, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa para a sua implementação. No átrio da escola existe um ponto de recolha de materiais eletrónicos e elétricos em desuso, criado no âmbito do projeto Geração Depositrão, e colocado estrategicamente neste local, para que a comunidade escolar possa facilmente depositar estes materiais. No interior de uma das salas está afixado um painel/gráfico que representa o meio de deslocação utilizado pelos alunos desta turma até à escola, como forma de sensibilização para uma mobilidade mais sustentável. Estas são apenas algumas das evidências do trabalho desenvolvido com os alunos da escola.

A ABAE | Programa Eco-Escolas marcou presença neste dia, com a dinamização de uma série de jogos e atividades de cariz ambiental para os 145 alunos do Jardim de Infância, nomeadamente o jogo da pesca, o jogo da separação dos resíduos, o jogo do tato, o atelier dos moinhos de vento e o jogo do atira à garrafa. Com estas ações, pretende-se que os alunos fiquem ainda mais sensibilizados para as questões de preservação ambiental, adquirindo conhecimentos enquanto de divertem a jogar.