Eco-Escolas marca presença no 1º Encontro Concelhio Eco-Escolas de Vila Nova de Famalicão

No dia 21 de março, o Município de Vila Nova de Famalicão reuniu, na Quinta Pedagógica de Bairro, mais de 50 Eco-Escolas do município para celebrar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Mundial das Florestas.

O encontro foi também um dia de celebração das Eco-Escolas do município e do trabalho que têm desenvolvido em prol da educação ambiental e do desenvolvimento sustentável. Atualmente, o município de Vila Nova de Famalicão é o município do país com mais escolas a participar no Programa Eco-Escolas, com 74 escolas inscritas.

Durante este dia, as cerca de 1300 crianças e jovens que marcaram presença no encontro tiveram a oportunidade de participar em diversas atividades e ateliers pedagógicos no âmbito da sustentabilidade, tendo sido abordados temas como os resíduos, biopesticidas, fertilizantes naturais, leguminosas, ervas aromáticas, entre outros. Tiveram, também, a oportunidade de explorar os diferentes espaços que compõem a quinta pedagógica, como o bosque, o laboratório, a horta, o prado, a quinta, a pocilga e a estufa.

O 1º Encontro Concelhio Eco-Escolas inaugurou o programa da Semana do Ambiente, promovida pelo município, durante a qual serão dinamizadas várias iniciativas até sábado, dia 25 de março, como a celebração do Dia Mundial da Água e da Hora do Planeta, para “sensibilizar a comunidade para os atuais desafios ambientais que o mundo enfrenta e para o papel que cada cidadão pode ter na construção de um território mais sustentável”.

Veja na galeria alguns dos momentos deste dia: