Eco-Escolas, Jovens Repórteres e a Greve Climática Estudantil | Desafios “4 Future”

No seguimento da manifestação de apoio ao movimento Fridays for Future e aos objetivos da Greve Climática Estudantil agendada para 24 de maio, a ABAE cujos Programas particularmente vocacionados para os jovens – Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente – possuem como objetivo estruturante a promoção da cidadania ativa em prol da sustentabilidade lança agora dois desafios :
– um aos Jovens Repórteres para o Ambiente: uma reportagem vídeo
– outro às Eco-Escolas: a foto (ou selfie) da bandeira verde numa Manifestação pelo Clima

Fridays for Future : reportagem vídeo

Pretende-se que os Jovens Repórteres realizem REPORTAGEM em formato vídeo com entrevistas, testemunhos, imagens da manifestação (antes durante ou depois…) etc. Os vídeos com duração entre 1 e 3 minutos deverão ser enviados para a ABAE até 15 de junho.
As melhores reportagens serão divulgadas e premiadas.

Como participar?

Publicar a Videorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais. @jovens_reporteres no Instagram @jraportugal no Facebook .

Definição dos trabalhos a concurso

Vídeos de duração até 3 minutos de estilo reportagem/entrevista e deve ser acompanhado de um Título (até 140 caracteres) e com uma memória descritiva (até 150 palavras). Deverá ser publicado no Youtube ou Vimeo devendo o formato ser compatível para publicação nestas redes.

Envio dos trabalhos
Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:
– registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou:
– enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade.
Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.

Prémios
O júri constituído pela ABAE e elementos da Comissão Nacional JRA atribuirá um prémio aos 3 elhores vídeos. Serão ainda premiados os que obtiverem mais interações nas redes sociais (Instagram e Facebook). Os prémios consistirão em powerbanks e pens de 16gb

Eco-Escolas 4 Future : fotografia

A ABAE através do Programa Eco-Escolas, lança o desafio de envolverem a vossa bandeira Eco-Escolas nas eventuais manifestações pelo clima em que participem. Caso concordem, informem, por favor os vosso alunos sobre essa possibilidade

O objetivo é apenas tirar uma fotografia onde apareça uma ou várias bandeiras Eco-Escolas na Manifestação. E depois partilhá-la no Facebook ou Instagram com as tags
#ecoescolas #ecoschools #FridaysForFuture #climatestrike
As melhores 3 fotografias serão premiadas.

Como participar?
Publicar a fotografia na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais.

Definição dos trabalhos a concurso
– Só é permitida uma fotografia

– A fotografia deverá “contar uma história” ou incitar a uma reflexão
– A fotografia deverá ser acompanhada de título (de preferência até 140 caracteres) e legenda/memória descritiva (até 150 palavras) explicativa da sua relação com a sustentabilidade ambiental e/ou com a solução para o problema/ assunto e o local onde foi tirada.
– A fotografia deve ser submetida em formato digital .jpg ou .png com resolução entre 150-300 dpi.

Envio da fotografia até 30 de maio.

Envio dos trabalhos
Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:

Prémios
Power banques e/ ou outros gadgets digitais

Aspetos legais e consentimento de divulgação

Alerta-se para a importância de salvaguardar os direitos de autor recomendando-se que atenção aos direitos de copyright nomeadamente na utilização das músicas.
Para que a reportagem possa ser aceite e divulgada os autores deverão ainda assegurar-se que os entrevistados concordam com a difusão da sua imagem. Sugere-se que esse testemunho seja recolhido em gravação e arquivado, ou em alternativa por escrito.
Com o envio do vídeo deverá ser enviado um documento que ateste que o(s) autor(es) do(s) vídeo(s) possui consigo o respetivo consentimento de divulgação da imagem de todos os intervenientes. (Download aqui o documento a enviar por email para jra@abaae.pt e/ ou a colocar na publicação junto com o vídeo)