Eco-Escolas com mais de duas dezenas de projetos em curso

No contexto das restrições e limitações impostas decorrentes do atual surto pandémico de Covid19, a ABAE, no âmbito do Programa Eco-Escolas, atualizou e adaptou os projetos lançados às suas escolas, procurando incentivar e mobilizar toda a comunidade educativa a continuar a trabalhar no sentido da sustentabilidade. Alguns projetos foram adiados ou mesmo cancelados (nos casos em que a ausência física da escola assim o obrigam), mas muitos foram repensados, dando seguimento ao trabalho já em curso desde o início do ano letivo.

São mais de duas dezenas os projetos atualizados e adaptados em diferentes temáticas da sustentabilidade, como a água, biodiversidade, economia circular, agricultura biológica e alimentação saudável e sustentável.

As atividades presenciais e de exterior foram substituídas por desafios (criativos) em contexto escolar ou mesmo em família, por ocasião de datas comemorativas como o dia do pai, o dia da terra, o dia da mãe, entre outros. Todas as atividades lançadas à comunidade têm registado uma elevada adesão, destacando-se o desafio lançado no dia da terra, “A Minha Família Compromete-se pelo Clima”, que registou mais de 6400 participações.

Considerando a reconhecida impossibilidade das escolas poderem concretizar todas as atividades inicialmente previstas no seu plano de ação, nomeadamente as que estariam agendadas a partir de março até ao final do ano letivo, propõe-se, em sua substituição, o enfoque nos projetos/desafios/atividades/concursos anteriormente referidos. Excecionalmente este ano, será requerida a participação em pelo menos três destes projetos, caso a escola pretenda apresentar a candidatura à Bandeira Verde 2020 (mais informação aqui).

A elaboração dos trabalhos foi repensada de modo a que estes possam ser realizados em casa, com o apoio da família e/ou com o apoio remoto dos professores.

Todos os trabalhos deverão ser diretamente articulados com os professores coordenadores, que realizarão a sua seleção, recorrendo à estratégia que considerem mais adequada, e a posterior submissão na plataforma Eco-Escolas do trabalho que participará no concurso em nome da escola.

Todos os desafios/projetos estão descritos no site Eco-Escolas, bem como a sua situação atual, que varia conforme os casos:
SEM ALTERAÇÕES: quando a atividade se mantém nos mesmos moldes previstos.
ATUALIZADA: se a atividade foi adaptada face à situação atual de ausência de aulas presenciais.
NOVA: se a atividade aparece como alternativa às atividades que foram canceladas/fechadas.
FECHADA: quando já não é possível a inscrição na atividade, mas, caso já tenha realizado o trabalho, pode ainda submetê-lo.
SUSPENSA: nos casos em que a atividade será retomada no início do próximo ano letivo.
CANCELADA: quando a atividade não vai decorrer/foi interrompida este ano letivo.

O prazo de submissão dos trabalhos finais foi alargado para 30 de maio. Com exeção, apenas, dos desafios “O Mar Começa Aqui” (15 de maio), “Coração Amarelo” (20 de maio) e Poster Eco-Código (19 de junho).

Ao mesmo tempo, e com uma periodicidade semanal, a ABAE tem lançado jogos e quizzes para todos os públicos-alvo, bem como organizado diversos workshops temáticos online, com o apoio de parceiros ligados à sustentabilidade, como os “Eco-Trilhos”, que contou com a participação de mais de 350 participantes e “Cozinhar em Família”, que obteve mais de 1000 visualizações no nosso canal youtube.

Até ao final do ano letivo estão previstas mais atividades e desafios. Fique atento!