Eco-Escolas cede jogos e ateliers

Os jogos e ateliers do Programa Eco-Escolas, que servem habitualmente de exemplo de atividades a desenvolver em Eco-Escolas, foram por várias vezes requisitados este ano letivo à ABAE.
O Programa Eco-Escolas tem vindo a criar, desenvolver e melhorar alguns jogos e ateliers de sensibilização ambiental ao longo dos anos. O objetivo é levá-los às ações realizadas em escolas, municípios e feiras temáticas, onde estes possam ser dinamizados de modo a alertar as crianças, jovens, e mesmo adultos, para alguns aspetos que podem ser melhorados no nosso dia-a-dia. Acreditamos que aspetos como o tamanho mínimo de peixe para captura, inclusão de leguminosas na alimentação diária e a importância de uma correta separação de resíduos, podem ser trabalhados de forma lúdica e prática.

Apesar de normalmente ser a equipa da ABAE a dinamizá-los, os jogos estão disponíveis para consulta no site, e alguns deles possuem as respetivas fichas para que os professores e técnicos dos municípios possam desenvolver estas atividades de forma autónoma.

Também desde há alguns anos que várias entidades nos têm solicitado a cedência dos jogos, de modo a serem incluídos em Feiras do Ambiente, ou em Semanas Eco-Escolas. Este ano letivo 2016-17 foram mais de 10 requisições! Na Escola EB 2,3 Ruy Belo (Sintra), os ateliers foram utilizados no dia 24 de fevereiro, data que coincidiu com o início da interrupção do Carnaval e com a comemoração do Dia do Patrono. Todas as atividades deste dia foram dinamizadas pelos membros do Conselho Eco-Escolas (alunos e professores) e incluíram os ateliers da ABAE e outros da própria escola. Nestes, foram utilizados, maioritariamente, materiais recicláveis. No Colégio D. Duarte (Porto), o Dia Eco-Escolas foi celebrado nos dias 21 e 22 de abril, atividade que foi também integrada nos dias das Ciências, onde foram abordadas e demonstradas muitas das atividades realizadas ao longo no ano nestas temáticas e no Eco-Escolas, incluindo os ateliers da ABAE. Aqui ficam algumas fotografias das atividades.