Eco-Cozinheiros | Prova Regional de Coimbra

No dia 6 de março realizou-se a primeira Prova Regional dos Eco-Cozinheiros. As escolas inscritas e selecionadas da região norte e da cidade de Coimbra, competiram na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Da parte da manhã competiram as escolas do ensino secundário (3ºescalão), onde premiada foi a Escola Secundária de Fafe e, da parte da tarde, foram as escolas do 2º e 3º ciclo que disputaram um lugar na final, a vencedora foi a Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo.

Integrado no projeto Alimentação Saudável e Sustentável, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, o desafio Eco-Cozinheiros já se encontra na 6ª edição.

Este projeto tem como objetivo colocar os jovens a cozinhar, ao vivo, as Eco-Ementas elaboradas pela sua escola. Estas ementas foram previamente apresentadas e consistem numa refeição completa composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida. Os ingredientes utilizados devem estar em consonância com as estações primavera/verão e deve ser reprodutível em refeitório escolar.

A sustentabilidade, a criatividade inerente às ementas, bem como a sua qualidade nutricional, são os critérios mais valorizados na seleção. Podem participar neste desafio, equipas de alunos que frequentam o 2º ou 3º ciclos, o secundário, o ensino profissional ou superior, em Eco-Escolas.

O projeto conta com apoio do grupo Jerónimo Martins e ainda de um conjunto de parceiros que se associaram ao projeto: Agrobio, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral da Educação, Nutricionista Carla Sousa- nutricionista da  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Nutricionista Bárbara Oliveira, Aromáticas Vivas e Diese.