Eco-Cozinheiros estão de volta!

Os Eco-Cozinheiros estão de volta!

Integrado no projeto Alimentação Saudável e Sustentável*, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, o desafio Eco-Cozinheiros está prestes a iniciar a sua 5ª edição.

Este projeto tem como objetivo colocar os jovens a cozinhar, ao vivo, as Eco-Ementas elaboradas pela sua escola. Estas ementas foram previamente apresentadas e consistem numa refeição completa composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida. Os ingredientes utilizados devem estar em consonância com as estações primavera/verão e deve ser reprodutível na cantina da escola.

A sustentabilidade e criatividade inerente às ementas, bem como a sua qualidade nutricional, são os critérios mais valorizados na seleção. Podem participar neste desafio, equipas de alunos que frequentam o 2º ou 3º ciclos, o secundário, o ensino profissional ou superior, em Eco-Escolas.

A apoiar o projeto, através da cedência das suas instalações temos a Escola Profissional Infante D. Henrique, onde se irá realizar a primeira prova a 21 de marco,  Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa onde se irá realizar a prova a 26 de março e  a última eliminatória decorrerá na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre a 29 de março. A final irá realizar-se em Lisboa, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa no dia 30 de abril.

A 1ª Prova Eco-Cozinheiros 2019 contará com a presença do Padrinho do projeto: o Chefe António Loureiro – Restaurante A Cozinha.

O projeto conta também com apoio do grupo Jerónimo Martins e ainda de um conjunto de parceiros que se associaram ao projeto: Agrobio, Agência Portuguesa do Ambiente, Direção Geral da Educação, Nutricionista Carla Sousa- nutricionista da  Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Nutricionista Bárbara Oliveira, Aromáticas Vivas e Origens Bio.

______

*O projeto Alimentação Saudável e Sustentável, lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE em parceria com a Agrobio concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável por forma a que estes se tornassem recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.