Dia Mundial do Saneamento | Atividade “O Mar Começa Aqui” em Águeda

O Dia Mundial do Saneamento, 19 de novembro, foi assinalado pelas Águas do Centro Litoral – AdCL, em parceria com o Município de Águeda e a ABAE, através da inauguração do “Oceanário em Águeda” um mural que recria um aquário gigante, na zona ribeirinha, alusivo ao projeto “O Mar Começa Aqui”. Este projeto tem como principais objetivos sensibilizar para a comunidade para o facto de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” e compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

Durante esta iniciativa foi, também, assinado o novo protocolo de colaboração entre a AdCL e a ABAE, no âmbito deste projeto.

A pintura do artista urbano Tiago Hacke  pretende dar a conhecer as espécies nativas de água doce que habitam a região, como por exemplo, o trintão,  o ruivaco, a boga, o lúcio, o barbo, a lampreia ou a lontra europeia e desse forma contribuir para a sua proteção.

Para além do aquário, foram também pintadas sarjetas e sumidouros, pelos alunos da Escola Básica Fernando Caldeira, Eco-Escola há 11 anos.

Esta atividade insere-se no projeto “O Mar começa Aqui”, cujas as inscrições já estão abertas para o ano letivo 2020/2021. A inscrição é inicialmente realizada pelo Município, na plataforma Eco-Escolas, que posteriormente convida as suas escolas a participarem. Mais informações sobre este projeto, clique aqui

Parabéns a todos os envolvidos, nesta iniciativa!