Dia Mundial da Alimentação 2015

No dia Mundial da Alimentação, Eco-Escola EB 2,3 da Galiza aprende, ensina e saboreia ementa saudável, sustentável e multicultural

Assinalando o Dia Mundial da Alimentação a Eco-Escola EB 2, 3 da Galiza em S. João do Estoril, foi palco, no dia 16 de outubro, de diversas iniciativas que visam informar e alertar para o impacto das opções relativas à alimentação, na saúde e no ambiente. A diversidade multicultural desta escola foi ainda potenciada no Festival Gastronómico com receitas de diversos países, que encerrará a manhã, durante a qual decorrerá paralelamente um mercado biológico.  . Esta iniciativa conta com a participação da Agrobio, Delegação portuguesa da Unesco, Câmara Municipal de Cascais e Associação Bandeira Azul da Europa.
No ano em que comemora 20 anos em Portugal, o Programa Eco-Escolas | ABAE, em parceria com a Agrobio desafia todas as Eco-Escolas a adotar como tema do ano a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL.
Esta iniciativa, simbolicamente anunciada no Dia Mundial da Alimentação(1) assinalará também o Ano Internacional das Leguminosas (ONU)(2) e o Ano Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (2016), visando ir ao encontro do trabalho já em curso em diversas escolas que anualmente realizam auditoria a alguns aspetos da alimentação em contexto escolar. Constitui por outro lado uma evolução natural do projeto Hortas Bio nas Eco-Escolas(3) iniciado em 2013, que envolve atualmente 278 escolas com hortas biológicas que, na maior parte dos casos, dão origem à preparação e venda de alimentos da horta.

_________
(1) A comemoração do World Food Day, que teve início em 1981, é na atualidade celebrada em mais de 150 países como uma importante data para conscientizar a opinião pública sobre a questões da nutrição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura
(2) IYOP tem como principal objetivo posicionar as pulses (grupo de 12 culturas que inclui feijões, ervilhas secas, grão de bico e lentilhas) como uma fonte principal de proteína e outros nutrientes essenciais, como fibras e várias vitaminas.
(3) Projeto galardoado com o Green Food Awards 2014

Dia da Alimentação 2015