Dia 2 de fevereiro é Dia Internacional das Zonas Húmidas | Participe na comemoração

No âmbito do Dia Internacional das Zonas Húmidas, assinalado a 2 de fevereiro, as escolas são novamente convidadas a comemorar este dia, cujo lema em 2023 éRestauro das Zonas Húmidas – É tempo de restaurar as zonas húmidas!”

Se realizar algum evento para comemorar o Dia Internacional das Zonas Húmidas 2023, divulgue por favor para constar na lista do ICNF. Preencha este modelo [DOWNLOAD AQUI] e envie para o email eventos.alentejo@icnf.pt para divulgação no Instituto de Conservação da Natureza.
Partilhe também no sítio internacional registando aqui.

[NOTA: Referencie por favor no nome da escola, ou no local que  achar adequado, que é Eco-Escola, dado que o ICNF nos perguntou “Onde estão as Eco-Escolas”?]

Pode, também, assistir ao webinar “É tempo de restaurar as zonas húmidas”, promovido pelo ICNF, que irá decorrer dia 2 de fevereiro, das 14:30 às 16:30. A inscrição deverá ser realizada através deste LINK.

O tema de 2023 destaca a necessidade urgente de dar prioridade ao restauro das zonas húmidas e convoca toda uma geração a tomar medidas para reavivar e restaurar as zonas húmidas degradadas.

“É tempo de restaurar as zonas húmidas” enquadra-se, assim, na Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas. Esta iniciativa global, que vai de 2021 a 2030, lidera e inspira o restauro de ecossistemas em todo o mundo.

As zonas húmidas atenuam o impacto de cheias e tempestades, armazenam carbono, retêm e filtram a água, são essenciais para a biodiversidade (40% das espécies vivem ou reproduzem-se nas zonas húmidas), são fonte de alimento e água, asseguram os meios de subsistência para muitas populações humanas, impulsionam o turismo de natureza e aumentam o bem-estar. As zonas húmidas estão a desaparecer três vezes mais rapidamente do que as florestas e mais de 35% das zonas húmidas foram degradadas ou perdidas desde 1970. Reverter essa tendência é fundamental.

Desta forma, o Dia Internacional das Zonas Húmidas alerta e apela para a importância das zonas húmidas e para a urgência do seu restauro. Com efeito, se bem restaurada, uma zona húmida pode fornecer muitos dos serviços prestados pela original.
Todavia, apesar da sua importância, elas são o ecossistema mais ameaçado do mundo, necessitando que todas e todos contribuam para a sua manutenção e restauro!

O Dia Internacional das Zonas Húmidas é, desde 2022, uma efeméride oficial das Nações Unidas. Saiba mais e encontre material educativo aqui: Portal ICNF

Participe e comemore as zonas húmidas!

Pode ainda registar o seu compromisso com as zonas húmidas no Painel dos Compromissos.

Gratos! 🙂
#somosecoescolas