Desafio UHU | Premiados 2018

O desafio UHU surge de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional. Neste ano letivo, participaram 185 escolas, a abordagem centrou-se nos ecossistemas florestais e nas árvores nativas e exóticas do país e da região de cada uma das escolas participantes.

Na Rota Postal da Floresta, as escolas participantes foram “geminadas” pela ABAE  (máximo 4 escolas). Esta geminação teve como critérios a localização da escola (em diferentes regiões do país) e as idades (faixas etárias semelhantes).

O caderno circulou e foi preenchido, individualmente, por cada uma das escolas, que após a participação o remetia para a escola seguinte, chegou a cada uma das escolas pelo correio, ao cuidado do professor coordenador e permaneceu cerca de uma semana. No total envolveram-se cerca de 163 escolas (ver cadernos).

Este ano o desafio UHU propôs-se às escolas produção de um painel, Painel da Floresta,  com recurso a colagens, que representasse um ecossistema florestal, devendo deve incluir mensagens relativas à Floresta. Este desafio contou com uma adesão de 101 escolas, veja todos os trabalhos aqui.

Desafio Escola Concelho
Rota Postal da Floresta
Melhor Caderno e Participação (G20) Escola Sec. de Vendas Novas Vendas Novas
Melhor Caderno e Participação (G20) Escola S/3 Gonçalo Anes Bandarra Trancoso