Desafio UHU 2017 | Premiados

O desafio UHU surge de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional. As escolas puderam participar em três desafios: Photo wall, Rota Postal da Biodiversidade e na Rota das Histórias da Biodiversidade.

Este ano letivo lançámos a segunda edição, desta parceria com a UHU, com algumas novidades.

Relativamente ao Photo wall, propôs-se a produção de um painel, com recurso a colagens, com a representação de um o Bufo-real para ser posteriormente utilizado (no qual as crianças/jovens surgiram como Bufo-real e, eventualmente, na pele de outras espécies). Neste desafio participaram 42 escolas, 19 delas no 1º escalão e 19 no 2º escalão. Os alunos e professores mostraram-se muito criativos e apresentaram trabalhos fantásticos (ver escolas premiadas abaixo).

Quanto à Rota da Biodiversidade, participaram nela 43 escolas de todo o país. Ao todo circularam 11 cadernos, cada um deles passou por 3 a 4 escolas, onde foi registada a biodiversidade de cada uma das regiões.

A grande novidade deste ano prendeu-se com a Rota das Histórias da Biodiversidade. Num caderno, entregue pelo programa Eco-Escolas, foi iniciado um conto por uma primeira escola, as seguintes, deram continuidade ao conto, juntando um personagem da biodiversidade nacional, as histórias foram ainda ilustradas com desenhos, colagens ou até fotografias. Neste desafio participaram 37 escolas, e por isso, circularam 11 cadernos pelo país.

Mais uma vez, alunos e professores surpreenderam-nos com a sua criatividade ilimitada.

Premiados do 1º Escalão – Photo Wall
Escola Concelho