Desafio Jardim Zoológico Lisboa | Clima Extremo – Uma Ameaça Global

O concurso CLIMA EXTREMO – UMA AMEAÇA GLOBAL é uma iniciativa do Jardim Zoológico (JZ), em parceria com Direção Geral de Educação (DGE) e com a ABAE através do Programa Eco-Escolas. Tem como objetivo a sensibilização das crianças e dos jovens para medidas concretas de consciencialização sobre alterações climáticas, mediante a realização de trabalhos centrados nessa temática (consultar enquadramento teórico). Com este concurso o Jardim Zoológico, a DGE e a ABAE/ECO ESCOLAS têm como objetivo potenciar uma transformação progressiva nos valores, atitudes e comportamentos das nossas crianças e jovens enquanto cidadãos e cidadãs conscientes da complexidade do mundo e do estado ambiental do Planeta.

O Concurso de âmbito nacional, é dirigido a grupos de crianças da Educação Pré-Escolar e jovens dos Ensinos Básico (1º, 2º e 3º Ciclos) e Secundário/Profissional.

Os trabalhos podem ser realizados em todas as áreas/disciplinas, numa perspetiva de integração de saberes, através da realização ações de sensibilização dirigidas à comunidade que utilizem diferentes técnicas, ferramentas e materiais que possam ser reciclados /ou reutilizados. Os trabalhos deverão mobilizar a comunidade escolar para os impactos das alterações climáticas, incentivando à adoção de comportamentos que contribuam para a sustentabilidade do Planeta, através da mudança de comportamentos.

O desafio centra-se em que sejam apresentadas ações de resolução (em vídeo) de um problema sobre o clima, utilizando diversos tipos de apresentações: Informativa, Demonstrativa, Persuasiva ou Inspiradora.

Para mais informações, consulte a página do concurso aqui.