Desafio “As Aves da Minha Escola” | Escolas Premiadas 2019-2020

O desafio “As Aves da Minha Escola“, resultante de uma parceria ABAE | Eco-Escolas e a SPEA – Sociedade Portuguesa Para o Estudo das Aves, foi lançado pela primeira vez este ano letivo e teve como objetivo dar a conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, dando particular enfoque à diversidade de aves.

O desafio consistiu na concretização de 3 atividades contíguas:

Atividade 1 – Criar um comedouro/bebedouro

Atividade 2 – Elaborar até 4 fichas de espécies de aves que são habitualmente avistadas

Atividade 3 – Apresentar e divulgar essas mesmas espécies através de um trabalho criativo

Na sequência da interrupção das aulas presenciais e consequente encerramento das escolas, propôs-se às escolas uma adaptação deste desafio, intitulada “As Aves Que Me Rodeiam”, com o trabalho direcionado não ao espaço escolar, mas sim ao espaço envolvente da casa de cada aluno, transformando cada uma das fases em atividades distintas, não sendo obrigatória a participação em todas elas.

O desafio contou uma elevada participação, tendo sido submetidos, no total, 267 trabalhos. A atividade 1, de construção de comedouros/bebedouros foi a mais participada, com 188 trabalhos.

Os trabalhos de todas as escolas que participaram no desafio podem ser visualizados aqui.

Após a avaliação por parte do júri, as Escolas premiadas são as seguintes:

Prémio Escola Concelho Prof.(a) coordenador(a)
Centro Educativo Alice Nabeiro

Estremoz Anabela Mira
Joaquina Murteira

.

Parabéns a todas as escolas que participaram e por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano!