De volta ao mar, mas a preservar! | Desafio Origami

O início da época balnear, que este ano decorre a 6 de junho, é sinónimo de regresso à praia e de desfrutar de tudo o que esta tem para oferecer: o sol, a areia, o mar…

É, por isso, muito importante relembrar, uma vez mais, da importância de proteger e preservar estes locais, que se encontram cada vez mais ameaçados. O Lixo Marinho e, em particular, a acumulação de plástico, é uma dessas ameaças e tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos.

Estima-se que, atualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano, e que cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra. Este lixo marinho tem uma vasta e adversa gama de impactos, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e de saúde.
Em particular, no caso da fauna, um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico.

Um dos mamíferos que atualmente se encontra mais ameaçado é a baleia. Estes animais estão no topo da cadeia alimentar e têm um papel de grande importância no funcionamento e saúde do ecossistema marinho.

Como tal, consideramos ser o “porta-voz” ideal para a mensagem que pretendemos transmitir: vamos voltar ao mar, mas a preservar. Ou seja, tendo sempre o cuidado de manter a praia limpa como a encontrámos ou, se possível, torná-la melhor ainda.

A pensar nesta mensagem, lançamos o desafio origami.
A tarefa é simples: basta uma folha de papel e um pouco de imaginação para criares a tua própria baleia e a decorares ao teu gosto. Mãos à obra?
Para te inspirar deixamos um pequeno vídeo exemplificativo bem como as dobragens necessárias explicadas aqui.
Depois de feita e decorada, fotografa a tua baleia e partilha essa imagem connosco:
no Facebook ou no Instagram mas colocando sempre os hastags #DeVoltaAoMar e #SemanadoAmbienteABAE.

Dobragens:
(clica na imagem para aumentar)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo:

Se gostas de origamis podes encontrar outras sugestões aqui

X