Concursos Dark Skies Rangers

O projeto internacional Dark Skies Rangers tem como objetivo consciencializar para o problema da poluição luminosa, responsável pelo desperdício de energia e que afeta directamente os seres vivos e a qualidade de vida das pessoas.   O projeto pretende ao mesmo tempo sensibilizar para a importância da utilização de iluminação exterior energeticamente eficiente e que direcione a luz para baixo como também promover o interesse pela Astronomia. Em portugal o Dark Skies Rangers  é promovido em Portugal pelo NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia e conta com o apoio do programa Eco-Escolas.

De modo a atingir estes objetivos, foram organizados no ano letivo de 2016/2017 dois concursos internacionais: Concurso Desenho Dark Skies Rangers e Concurso Vídeo Dark Skies Rangers.

Apresentamos aqui os vencedores e trabalhos premiado.

Concurso de Vídeo

Escalão 1º e 2º Ciclo
Francisco Pires (Escola Básica Diogo Cão)

Luz que mata e reduz a biodiversidade

"Luz que mata e reduz a biodiversidade"Vídeo vencedor do concurso Vídeo Dark Skies Rangers na categoria "alunos dos 1º e 2º ciclos", elaborado por Francisco Pires (Escola Básica Diogo Cão), sobre as consequências da poluição luminosa nos seres vivos.

Escalão 3º Ciclo
Jorge Santos (Escola Básica de São Pedro da Cova)

Poluição Luminosa

"Poluição Luminosa"Vídeo vencedor do concurso Vídeo Dark Skies Rangers na categoria "alunos do 3º ciclo", elaborado por Jorge Santos (Escola Básica de São Pedro da Cova), sobre as consequências da poluição luminosa nos seres vivos.

Escalão Ensino Secundário
João Silva (Escola Secundária Marquês de Pomba)

Poluição Luminosa

"Poluição Luminosa"Vídeo vencedor do concurso Vídeo Dark Skies Rangers na categoria "alunos do ensino secundário", elaborado por João Silva (Escola Secundária Marquês de Pombal), sobre as consequências da poluição luminosa nos seres vivos.

Concurso de Desenho