Campanha Internacional ROoT incentiva Escolas a passar uma mensagem ambiental

Running Out of Time (ROoT) é uma iniciativa global com uma corrida de estafetas de 7.767 km, em 38 dias, dia e noite, sem paragens, por mais de 7 000 km. Este desafio extraordinário tem como objetivo simbolizar o esforço incrível e necessário para uma mudança de atitudes por parte dos países decisores no que se refere às alterações climáticas.

A corrida iniciar-se-á em Glasgow, na Escócia, país anfitrião da COP26 terminando em Sharm El-Sheikh, no Egipto, país anfitrião do COP27 que terá início no dia 7 de novembro. Ao longo da corrida há um total de 732 etapas, cada uma com cerca de 10 km de comprimento. Durante estas etapas será transportado um testemunho com uma mensagem para ação climática que será passado entre todos os participante e, finalmente, ser entregue aos países decisores presentes na COP27.

Esta campanha pretende juntar milhares de participantes em prol do desenvolvimento sustentável, e existe um desafio específico para todas as Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente da Rede Internacional.

O desafio irá consistir em levar uma mensagem – testemunho – dos líderes de amanhã para os líderes de hoje apelando a uma educação climática universal e de qualidade, assim como convidar todos os jovens da rede a participar no Global Action Days em apoio à mensagem no testemunho.

Como devem as Escolas participar?

• Preenchendo o formulário de suporte da mensagem nesta página em baixo, com informações sobre nome e nº de alunos da escola.
  • Participando na iniciativa “Schools Action Day” a decorrer no dia 3 de novembro (quinta-feira). Após o registo de interesse das escolas nesta atividade, a coordenação internacional tratará de enviar um conjunto de materiais de apoio para ajudarem a espalhar a mensagem e divulgar o mais possível esta iniciativa.

Mais informações podem ser consultadas aqui.

A mensagem no Testemunho

We are Running Out of Time.

Quality climate education and increased awareness are critical if we are to equip people of all ages and in all places with the knowledge and skills necessary to build a future in which everyone can thrive.

We are therefore calling on the world’s leaders to provide us with the skills, training and professional development to build a sustainable world.

We need to recognise young people as leaders, putting them at the forefront of the conversation about climate change and empowering them through education.

And to put in place the forward-thinking, consistent policies and funding to help us limit global warming to 1.5 degrees and support the transition to Net Zero Emissions.

We are committed to help build a future that is inclusive and sustainable for all.

Help us get there!