Brigadas da Floresta mais ativas recebem materiais até à primavera

O objetivo da “Brigada da Floresta” é o de concretizar o tema do ano Eco-Escolas, incentivando um conjunto de atividades e ações a desenvolver pelos jovens mais ativos – as Brigadas Eco-Escolas -, visando a conservação dos ecossistemas em geral e das florestas em particular.

Como exemplos, que a escola deverá adaptar à sua realidade, deixam-se algumas sugestões para a Brigada da Floresta:

• recolha de sementes e criação de viveiros;
  • pesquisa e identificação das árvores do recinto escolar
  • organização de colóquios e exposições;
  • mapeamento do ordenamento do território na freguesia com identificação das áreas de floresta, agricultura e outras;
  • adoção de uma área florestal/ área verde perto da escola;
  • realização de ações periódicas de manutenção e valorização do espaço adotado como: limpeza, reflorestação, erradicação de invasoras, utilização, reparação ou criação de equipamentos lúdico-desportivos;
  • criação e realização de uma campanha sobre prevenção de incêndios;
  • produção de peças de comunicação “#juntospelafloresta- do CO2 ao O2”
  • participação em projetos de reabilitação de áreas ardidas;
  • participação na Rota pela Floresta em articulação com o município;
    e outras…;

Inspire-se aqui conhecendo algumas das atividades das Brigadas da Floresta Eco-Escolas

No final do ano letivo serão premiadas as 10 melhores brigadas.

Mas existem ainda outros materiais e prémios de que poderão beneficiar:
1 – Caso considerem útil e  solicitam à ABAE, através do preenchimento DO FORMULÁRIO disponível neste LINK>>> poderão receber na escola, em breve, 4 coletes Brigada Eco-Escolas + 4 crachás Brigada da Floresta.
Nota: os materiais disponíveis serão enviados apenas para as 150 primeiras escolas que os solicitarem! Quando terminarem os coletes será desativado o formulário de pedido.

2 – Se realizarem a atividade “As Árvores da Minha Escola” que consiste no levantamento, (foto, nome, idade, origem, utilidade…) e mapeamento das árvores da escola, poderão receber 4 placas Eco-Escolas para identificar 4 espécies nativas existentes na escola. Até 21 de março!
Sugestão: se não existem espécies nativas podem sempre plantar…
As placas serão impressões 3D em PLA e serão enviadas apenas para as 150 primeiras escolas que submeterem o referido levantamento (na plataforma Eco-Escolas- área da atividade Brigada da Floresta).

3- Se dinamizarem uma Campanha #juntospelafloresta poderão ainda candidatar os vossos alunos aos prémios deste desafio.
Para participar deverão submeter os trabalhos de: minivídeo campanha; fotocampanha; fotorreportagem ou videorreportagem, na plataforma Jovens Repórteres para o Ambiente (caso não tenham login poderão registar-se). A submissão destes trabalhos deverá ser realizada até 22 de abril.
Relativamente ao cartaz tipo eco-código incluído nesta campanha, poderá ser submetido até 20 de junho (modalidade 2 do Concurso Poster Eco-código 2018).

Envio do inventário “As árvores da minha escola”: até 21 de março
Trabalhos #juntospelafloresta: até 22 de abril