Brigada da Floresta | Premiados 2017/18

A Brigada da Floresta, um dos desafios lançados às Eco-Escolas no ano letivo 2017/2018, contou este ano com a participação de 463 escolas (28,4% das escolas que participam no Programa Eco-Escolas). Do universo de escolas inscritas, 161 publicaram trabalhos, tendo sido distinguidas e premiadas as 10 melhores brigadas 2018.

A Brigada da Floresta, iniciativa integrada no Projeto “CO₂ ao O₂ – agir em ecossistemas terrestres e marinhos”, materializa-se num conjunto de ações que visam conhecer e agir pela proteção dos ecossistemas existentes na escola e no território envolvente, em particular na temática da floresta.

As Eco-Escolas inscritas no ano letivo 2017/2018 tiveram a possibilidade de participar na brigada da floresta e candidatar-se a receber prémios pelas ações desenvolvidas no âmbito do tema floresta (tema do ano). Trata-se de atividades que visam a preservação e proteção dos espaços naturais e da floresta, dirigidas sobretudo a crianças e jovens, dentro e fora do recinto escolar, com o envolvimento não só da comunidade escolar, mas também de elementos da sociedade civil.

Este ano, foram 463 as escolas que participaram deste desafio e 161 os trabalhos publicados nas diversas categorias propostas pela ABAE/Programa Eco-Escolas: recolha de sementes e criação de viveiros; pesquisa e identificação das árvores do recinto escolar; mapeamento do ordenamento do território na freguesia com identificação das áreas de floresta, agricultura e outras; adoção de uma área florestal/ área verde perto da escola; realização de ações periódicas de manutenção e valorização do espaço adotado como: limpeza, reflorestação, erradicação de invasoras, utilização, reparação ou criação de equipamentos lúdico-desportivos; criação e realização de uma campanha sobre prevenção de incêndios; participação em projetos de reabilitação de áreas ardidas; e participação na rota pela floresta em articulação com o município.

Localizadas sobretudo em escolas da Região norte (70%), as 10 brigadas premiadas revelaram particular preocupação na realização de atividades diversificadas ligadas à floresta, quer no interior, quer no exterior da escola, integrando ações de sensibilização e (in)formação, limpeza, reflorestação e manutenção de espaços florestais na envolvente da escola. O forte envolvimento de toda a comunidade foi também um dos aspetos mais valorizados.

Escolas Premiadas
Escola Concelho Prof. Coordenador
Escola Básica e Secundária de Canelas Vila Nova de Gaia Odete Melo
JI/EB de Árvores – Vila Real Vila Real  Olga Alves