Brigada da Floresta | Premiados 2017/18

A Brigada da Floresta, um dos desafios lançados às Eco-Escolas no ano letivo 2017/2018, contou este ano com a participação de 463 escolas (28,4% das escolas que participam no Programa Eco-Escolas). Do universo de escolas inscritas, 161 publicaram trabalhos, tendo sido distinguidas e premiadas as 10 melhores brigadas 2018.

A Brigada da Floresta, iniciativa integrada no Projeto “CO₂ ao O₂ – agir em ecossistemas terrestres e marinhos”, materializa-se num conjunto de ações que visam conhecer e agir pela proteção dos ecossistemas existentes na escola e no território envolvente, em particular na temática da floresta.

As Eco-Escolas inscritas no ano letivo 2017/2018 tiveram a possibilidade de participar na brigada da floresta e candidatar-se a receber prémios pelas ações desenvolvidas no âmbito do tema floresta (tema do ano). Trata-se de atividades que visam a preservação e proteção dos espaços naturais e da floresta, dirigidas sobretudo a crianças e jovens, dentro e fora do recinto escolar, com o envolvimento não só da comunidade escolar, mas também de elementos da sociedade civil. 

Este ano, foram 463 as escolas que participaram deste desafio e 161 os trabalhos publicados nas diversas categorias propostas pela ABAE/Programa Eco-Escolas: recolha de sementes e criação de viveiros; pesquisa e identificação das árvores do recinto escolar; mapeamento do ordenamento do território na freguesia com identificação das áreas de floresta, agricultura e outras; adoção de uma área florestal/ área verde perto da escola; realização de ações periódicas de manutenção e valorização do espaço adotado como: limpeza, reflorestação, erradicação de invasoras, utilização, reparação ou criação de equipamentos lúdico-desportivos; criação e realização de uma campanha sobre prevenção de incêndios; participação em projetos de reabilitação de áreas ardidas; e participação na rota pela floresta em articulação com o município.

Localizadas sobretudo em escolas da Região norte (70%), as 10 brigadas premiadas revelaram particular preocupação na realização de atividades diversificadas ligadas à floresta, quer no interior, quer no exterior da escola, integrando ações de sensibilização e (in)formação, limpeza, reflorestação e manutenção de espaços florestais na envolvente da escola. O forte envolvimento de toda a comunidade foi também um dos aspetos mais valorizados.

Escolas Premiadas
Escola Concelho Prof. Coordenador
Escola Básica e Secundária de Canelas Vila Nova de Gaia Odete Melo
JI/EB de Árvores – Vila Real Vila Real  Olga Alves
Jardim de Infância de Casais de São Clemente Miranda do Corvo Maria Alexandra Pinto
Escola EBI/S Marques Castilho Águeda Albano Filipe Fernandes
Escola EB 2,3 Prof. Agostinho da Silva Sintra  Cláudia Sampaio
Escola EB1/JI de Coja Arganil Carlos Borges
Escola Básica e Secundária de Arga e Lima Viana do Castelo Carlos Araújo; Ana Paula Oliveira; Manuela Castro
Escola EB 2,3 de Celeirós Braga Maria da Graça Pereira
Escola Básica de Rates Póvoa de Varzim  Ana Paula Costa
Jardim de Infância de Pousada Vila Real  Armanda Conceição Felicia

 

X