Brigada #AMARoMAR – sessão online | Dia 20 de janeiro às 10h00

A ABAE em parceria com o Pingo Doce promove uma sessão online de Apresentação do Projeto “Brigada #AMARoMAR”, destinada a todas as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas 2021-2022 que tenham interesse neste tema, desafiando a comunidade escolar a participar, através de atividades específicas para todos os graus de ensino.

Esta sessão irá decorrer no dia 20 de janeiro de 2022 às 10h, com inscrição gratuita mas obrigatória, para quem quiser participar, até 18 de janeiro:
.

Inscreva-se aqui!

.
Para mais informações sobre o Projeto “Brigada #AMARoMAR”, clique AQUI

Programa: 

10h00 – 10h10 – Projeto #BrigadaAMARoMAR – Margarida Gomes | ABAE
10h10 – 10h30 – “Como Fazer Uma Limpeza de Praia” – Catarina Gonçalves | ABAE
10h30 – 10h50 – “Monitorização Ambiental, Lixo Marinho, Objetivos OSPAR” – Sandra Moutinho | DGRM
10h50 – 11h10 – Apresentação Filipa Bessa | MARE-UC
11h10 – 11h30 – “Como Envolver As Pessoas” –  Andreas Noe | The Trash Traveler

.

Sobre os oradores:.

   

Filipa Bessa

Bióloga, Mestre em Ecologia Marinha e Doutorada em Biociências pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pela Universidade de Florença (Itália). Atualmente, é investigadora da Universidade de Coimbra no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. A sua investigação tem-se focado na avaliação dos efeitos de atividades humanas nos ecossistemas marinhos e costeiros, em particular, na poluição por (micro)plásticos. Neste âmbito, tem participado em vários projetos nacionais e internacionais e é membro do grupo de trabalho Internacional da SAPEA – “Micro e Nano Plásticos”, que apoia o Mecanismo de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia (SAM). Coordena projetos relacionados com processos inovadores para a deteção e mitigação de lixo marinho (UAS4Litter) e de ciência cidadã (lixomarinho.app). Em paralelo, promove iniciativas de comunicação de ciência (exposições fotográficas, palestras e workshops) relacionadas com a literacia dos oceanos e a problemática da poluição marinha.

 

Andreas Noe

Biólogo molecular alemão, veio em 2018 para Portugal surfar, mas a poluição de plástico nas praias não o deixaram indiferente, por isso deixou a carreira biomédica para começar uma jornada de conscientização, com diversão e positividade.

No seu primeiro projeto “The Travel Trash”, para além das limpezas constantes que fazia nas praias, criou 160 canções com ukulele e vídeos sobre o lixo. Em 2020, ele caminhou ao longo dos 832 km da costa de Portugal, em 58 dias, onde recolheu, em conjunto com mais de 100 ONGs, 1,6 toneladas de plástico! Mas a costa não está limpa… Em 2021, ele e a sua equipa percorreram de novo a costa e recolheram 1.1 milhão de beatas de cigarro em cidades e praias para abrir olhos para a realidade: o oceano começa nas nossas ações.

Este ano, todos estão convidados a juntar-se novamente às limpezas, enquanto o Andreas faz uma tour por Portugal em bicicleta para aumentar consciências a partir de mais uma aventura louca.

 

Catarina Gonçalves

Licenciada em Sociologia com especialização na área da Medicina e da Saúde pela Universidade Autónoma de Lisboa, desempenha desde 1998 as funções de Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul na Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE, representante da FEE.
Enquanto formadora em Educação Ambiental lecionou e continua a colaborar com várias instituições no enriquecimento de cursos de especialização de Saúde Pública, Autoridade Marítima e Educação Ambiental, formação de professores, técnicos de municípios, entre outros.
Da sua atividade de coordenação do Programa Bandeira Azul (PBA), salientam-se, entre outras atividades: a representação de Portugal nas reuniões de Operadores Nacionais; a representação da FEE como país mentor no desenvolvimento do PBA em países de expressão portuguesa; implementação anual do programa de vigilância de praias; publicação de brochuras comemorativas dos 25 e 30 anos do PBA; organização de Seminários e Conferências anuais e temáticas; organização de campanhas de educação e sensibilização ambiental para o desenvolvimento sustentável; integrante de júris de campanhas e concursos nacionais; integrante de grupos de trabalho relacionados com critérios de qualidade de praias, marinas e embarcações de recreio.
O seu trabalho é fundamentalmente interinstitucional com outros organismos, governamentais, não governamentais, privados, outras associações e instituições de ensino.
A caminhada e a patinagem ao ar livre, seus desportos de eleição proporcionam-lhe a combinação ideal com o seu gosto pela natureza!

 

Margarida Gomes:

Licenciatura em Geografia , pela Faculdade de Letras da Universidade; Clássica de Lisboa em 1983. Diploma de Estudos Avançados em Território, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- Faculdade de Ciência e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. 2008. Certificada como formadora , pelo Conselho Científico-Pedagógico da  Formação Contínua e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Profissionalizada em exercício no Ensino Oficial. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Ministério da Educação em 1989. Exerceu funções docentes no ensino secundário entre 1982 e 2000, tendo  dinamizado na escola diversos projetos e núcleos de ambiente. Durante  esse período foi também autora de Programas e de Livros Didáticos para o  ensino secundário. Exerceu funções na Agência Portuguesa de Ambiente- Departamento de Promoção e Cidadania Ambiental em 2011. Desde 2000 que coordena programas de educação ambiental para a sustentabilidade na Associação Bandeira Azul da Europa, dirigidos a diversos públicos alvo : Eco-Escolas; Jovens Repórteres para o Ambiente; ECOXXI (projeto de que é autora). Premiada com o projeto “ECO-freguesias XXI” no Concurso Ideias Verdes 2009 do Jornal Expresso. Premiada no Terres de Femmes 2013. 

 

  Sandra Moutinho

Com formação em marketing e zoologia é gestora de projetos na DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, segurança e serviços marítimos desde dezembro de 2013 até ao presente. Especialista no departamento de ambiente e sustentabilidade marinho, onde trabalha nas áreas de literacia dos oceanos, lixo marinho e branding.

.
Data:
20 de janeiro às 10h

Duração: 2h00

A quem se destina:
Professores e alunos...

X