Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Espaços Exteriores: Temas do Ano Eco-Escolas 2021/22

No ano letivo de 2021-22, os temas do ano que cada escola candidata ao Galardão Eco-Escolas deve trabalhar são: Biodiversidade: preservar e regenerar e espaços exteriores. Cada escola deve no seu plano de ação abordar os temas base Eco-Escolas (Água, Resíduos, Energia) e pelo menos um dos temas do ano.

O novo tema do ano – “Biodiversidade: preservar e regenerar” encontra-se alinhado com a Década das Nações Unidas para a Restauração dos Ecossistemas.

“Nunca houve uma necessidade tão urgente de reanimar ecossistemas danificados como agora. Os ecossistemas suportam toda a vida na Terra. Quanto mais saudáveis forem os nossos ecossistemas, mais saudável será o planeta – e a sua população. A Década da ONU sobre a Restauração dos Ecossistemas visa prevenir, travar e inverter a degradação dos ecossistemas em todos os continentes e em todos os oceanos. Pode ajudar a acabar com a pobreza, a combater as alterações climáticas e a prevenir uma extinção em massa. Só será bem sucedida se todos desempenharem um papel.”

Para além dos temas base e tema do ano, cada escola pode ainda trabalhar outros temas Eco-Escolas (Alimentação Saudável e Sustentável, Geodiversidade, Espaços Exteriores, Biodiversidade, Ruído, Transportes/Mobilidade Sustentável, Mar, Agricultura Biológica, Alterações Climáticas) ou em alternativa temas que embora não sejam ainda declaradamente Eco-Escolas, contribuam para a sustentabilidade, como por exemplo Vida Saudável.

No ano letivo 2021-22, as escolas serão mais uma vez desafiadas a participar em diversos projetos que procuram (in)formar, aprofundar e premiar o trabalho no âmbito de temáticas específicas.

Em breve serão apresentados os desafios para este ano, fique atento(a)!