Alimentação Saudável e Sustentável | Premiados 2018/2019

Pelo 4º ano consecutivo, o Programa Eco-Escolas, continua a desafiar as Eco-Escolas a trabalharem o tema da Alimentação Saudável e Sustentável. Neste ano letivo 2018-2019, 257 escolas aceitaram o desafio, participando nas diferentes atividades propostas, que visaram motivar a investigação sobre os alimentos que consumimos e os nossos hábitos alimentares e incentivar à divulgação de atitudes saudáveis e sustentáveis que pudessem vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens, não só em contexto escolar, mas também em casa.

O desafio Painel dos Alimentos, que se mantém desde o início do projeto, consistiu, este ano letivo, na realização de um painel de alimentos do mar, de forma a abordar o tema do ano do Programa Eco-Escolas, o Mar. Propôs-se a todos os participantes das escolas de qualquer grau de ensino, a realização de um painel de alimentos com informação específica (como o estado de conservação e tamanho mínimo de captura) relativa às espécies marinhas mais consumidas pelas crianças e jovens.  

O desafio Alimenta a tua criatividade, destinado às escolas de jardim-de-infância e 1º ciclo, foi a novidade deste ano letivo e teve como objetivo a criação de pratos compostos por peças de fruta e vegetais da região, com uma apresentação criativa, de forma a estimular o consumo destes alimentos pelas crianças.

Em março e abril deste ano decorreu mais uma edição de Provas ao vivo Eco-Cozinheiros.
Após participarem no desafio Eco-ementas, em que as equipas apresentaram uma proposta de refeição completa de almoço (composta por sopa, prato principal, sobremesa e bebida, representativa da estação primavera/verão e reprodutível na cantina da escola), as equipas que desenvolveram as ementas selecionadas foram convidadas a integrar as provas regionais. Durante estas provas, que contaram com a presença de 29 equipas de todo o país, os alunos, com a supervisão dos professores, cozinharam ao vivo as ementas propostas. As provas regionais decorreram na Escola Profissional Infante D. Henrique (Porto, 21 de março), Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (Lisboa, 26 de março) e Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (Portalegre, 29 de março).

As equipas vencedoras de cada prova regional e as equipas de ensino profissional foram convidadas a integrar a prova final nacional (Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, 30 de abril), onde cozinharam novamente a sua ementa proposta de primavera/verão. Eco-cozinheiros vencedores aqui.

 

Conheça os vencedores dos desafios Brigada da Cantina, Painel dos Alimentos e Alimenta a tua criatividade:

 

Brigada da Cantina

Prémio Escola Concelho Prof. coordenador
 

ex-aequo

 

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil Arganil Jorge Silva
Escola Básica e Secundária de Canelas Vila Nova de Gaia Odete Melo
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra Coimbra Carla Marques
Isabel Rocha
Escola Básica Alexandre Herculano – Santarém Santarém Maria da Conceição Moreira

 

 

Painel dos Alimentos

Prémio Escola Concelho Prof. coordenador
Jardim de Infância de Portelinha Nº 1 Gondomar Maria Couto
Escola Básica e Secundária de Canelas Vila Nova de Gaia Odete Melo
Escola Profissional Amar Terra Verde – Vila Verde Vila Verde Paula Costa
Sara Vale
Menção honrosa Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil Arganil Jorge Silva

 

 

Alimenta a tua criatividade

 

Prémio Escola Concelho Prof. coordenador
Escola EB 2,3 Prof. Pedro d’Orey da Cunha Amadora Ana Cristina Fonseca
Élio Santos
Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha Caminha Teresa Pinto e Costa
Escola EB1/PE do Jardim da Serra Câmara de Lobos Sónia Santos
Rosina Faria
Menção Honrosa Escola EB Pinheiro Guimarães Pedro Pastor

 

 

Parabéns a todas as escolas que participaram e por todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano!

X