Alimentação Saudável e Sustentável 2016 | Premiados

No âmbito do novo tema do ano de trabalho do Eco-Escolas, Alimentação Saudável e Sustentável, foram propostas um conjunto de atividades de forma a motivar os professores a trabalhar o tema com os seus alunos. Contou-se com a participação de cerca de 270 escolas no conjunto dos desafios e os trabalhos podem ser visualizados no site do projeto.

Eco-quiz

O eco-quiz foi o desafio inicial, no qual o intuito seria fornecer temas de trabalho e de pesquisa sobre a temática da alimentação. 145 escolas apresentaram as suas respostas ao quiz, das quais 31 escolas responderam corretamente a todas as questões.

Painel das bebidas

Neste desafio participaram 156 escolas que apresentaram os seus painéis nos quais são exibidas as quantidades de açúcar nas bebidas que os alunos normalmente ingerem. A maioria dos painéis elaborados pelas escolas foi exposta nos refeitórios ou bares das escolas, sensibilizando assim os jovens para a redução das bebidas mais calóricas. Foram premiadas as seguintes escolas.

Escola Concelho Prof.s coordenadores
Escola EB 2,3 Dr. João de Barros Figueira da Foz Eugénia Neves e Isabel Lucas
EB 2,3 Diogo Cão Vila Real Manuel Vilares e Margarida Teixeira
Escola Secundária/3 Martinho Árias Soure Mª João Machado e João Martins
Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra Coimbra Carla Marques e Isabel Lamy

Eco-lancheiras

Este desafio era destinado aos jardins-de-infância e escolas com 1º ciclo e o objetivo era a criação de uma lancheira que fosse, por um lado, feita com materiais sustentáveis, e por outro lado que exibisse um conteúdo saudável. Das 110 lancheiras apresentadas, foram distinguidas 3 escolas.

Escola Concelho Prof.s coordenadores
Escola EB1/PE da Terça de Cima Santa Cruz Mª Manuela Tavares e Haidea Lira
Escola EB1/JI de Coja Arganil Carlos Borges e Judite Mendes
Assoc. Promoção Social, Desportiva R. Cultural Moita do Boi Pombal Sílvia Tomé Ferreira

Eco-cozinheiros

Às escolas de 2º e 3º ciclo, secundário, profissional e universitário foi proposto a elaboração de duas ementas que pudessem ser reproduzíveis na cantina da escola, uma de outono/inverno e outra de primavera/verão, alertando assim para a sazonalidade dos alimentos. As escolas que apresentaram as suas ementas foram convidadas a participar nas provas dos eco-cozinheiros, as quais decorreram em 4 regiões e os respetivos júris distinguiram uma equipa por sessão.