Alerta Invasoras! | Conheça os premiados do desafio

No âmbito da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras (SNEI), coordenada pela equipa INVASORAS.PT.  e que teve como objetivo aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas a nível nacional, a ABAE lançou nas redes sociais (instagram e facebook) o desafio “Alerta Invasoras!”, que pretendeu contribuir para o aumento do conhecimento e da sensibilização para este tema, através do contributo dos cidadãos, que têm um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactes.

O desafio consistiu na partilha de fotografias de espécies invasoras identificadas em locais frequentemente visitados (por exemplo durante o caminho para casa, para a escola, para o trabalho) nas redes sociais instagram ou facebook, com o hashtag #alertainvasoras2020

Nesta semana, que decorreu de 10 a 18 de outubro de 2020, foram partilhadas mais de 100 fotografias de espécies invasoras, as quais podem consultar aqui.

Entre todas as participações, o Programa Eco-Escolas, juntamente com a equipa Invasoras.pt, selecionou 5 premiados que representam 5 espécies distintas.
Os premiados são:

..

#alertainvasoras2020 Ervas das Pampas Ribeira d’Ilhas – Ericeira Fátima Noronha

Uma publicação partilhada por Ecoterruginha (@eco_terruginha) a

Cana Estrada Nacional 18 Lardosa Castelo Branco #alertainvasoras2020

Uma publicação partilhada por Raul Matos (@to_draw_raul_matos) a

Ver esta publicação no Instagram

#alertainvasoras2020 “Chorão das praias-Carpobrotus edulis”

Uma publicação partilhada por C_eco_lobo (@c_eco_lobo) a

Acácias #alertainvasoras2020

Uma publicação partilhada por Juntas pela paisagem (@juntas_pela_paisagem) a

Parabéns a todos os que participaram neste desafio e contribuiram para aumentar a sensibilização sobre as invasões biológicas em prol da Conservação da Biodiversidade e da Restauração dos Ecossistemas!