ABAE participou no IV Congresso Lusófono de Educação Ambiental na ilha do Príncipe

A ABAE apresentou o Programa Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente no IV Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países da CPLP, organizado pela ASPEA e reserva da Biosfera do Príncipe que decorreu na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, entre os dias 18 e 21 de julho de 2017.
Este congresso tinha como objetivos:

1. A promoção da divulgação de projetos de investigação científica, a troca de experiências pedagógicas, a partilha de projetos comunitários e o reforço das redes nas áreas da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Cooperação e Desenvolvimento;
  2. Promover a cooperação entre atores educativos e técnicos das comunidades lusófonas capacitando-os para atuar ao nível das políticas de responsabilidade ambiental e de justiça social;
  3. Reforçar o papel político da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, considerando a educação e o ambiente como a chave para a democratização da nossa casa comum, no sentido de promover novas formas de governança em diferentes tipos de organizações políticas e da sociedade civil através de metodologias participativas e de decisão democrática.

Os programas escolares da FEE, coordenados em Portugal pela ABAE foram apresentadas no eixo iv. sendo os eixos temáticos do congresso:

1.  Identidade(s) do campo e políticas públicas em Educação Ambiental;
  2. A Educação Ambiental na resposta às alterações climáticas e aos riscos e desastres ambientais;
  3. A Educação Ambiental nos equipamentos, interpretação e conservação;
  4. A Educação Ambiental no sistema educativo;
  5. As fronteiras da Educação Ambiental: ética, inclusão, género, paz e justiça;
  6. A Educação Ambiental na valorização socioeconómica das comunidades locais;
  7. A educação Ambiental nos saberes tradicionais e manifestações culturais-artísticas;
  8. A educação Ambiental-Educomunicação nas redes sociais e tecnologias de informação.

Síntese da participação da ABAE no Congresso