ABAE encerra a Rota pela Floresta da Mealhada no Dia da Criança

Mais de um milhar de crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico festejaram o Dia da Criança no Parque da Cidade da Mealhada. O dia coincidiu também com o encerrar da “Rota Pela Floresta”, que percorreu todas as Eco-Escolas do Município e envolveu diversas entidades, públicas e privadas.

No Centro de Educação Ambiental da Mealhada, Lídia Serra mostrou a exposição de vários momentos da Rota pela Floresta, que percorreu 30 entidades do concelho incluindo Eco-Escolas, Centros de Dia, Juntas de Freguesia, Escuteiros ou Bombeiros, tendo ido ainda ao encontro dos peregrinos de Fátima para os informar e sensibilizar. Entre os vários trabalhos expostos destacamos as armadilhas para a vespa velutina: artefactos simples feitos da reutilização de garrafas pet nas quais se coloca vinagre e sumo de fruta por forma a atrair e ajudar a controlar esta invasora.

Puzzles gigantes, que ensinam questões ambientais, insufláveis, trampolins, oficinas de reciclagem, karts, a visita às viaturas e meios da GNR e Bombeiros, a Bibliomealhada, com as suas histórias e um espetáculo de magia foram algumas das atividades que estiveram espalhadas pelo Parque da Cidade e que foram sendo percorridas pelos grupos de crianças oriundos do Agrupamento de Escolas da Mealhada e de Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Para além da ABAE estiveram também presentes a Sociedade de Água do Luso, Escola Profissional Vasconcellos Lebre, Águas do Centro Litoral, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Mealhada, Living Place, Associação de Apicultores do Litoral Centro, Alves Bandeira, Aromáticas Vivas, Associação Helpo, Agrupamento de Escolas da Mealhada e Hospital da Misericórdia da Mealhada.